7 características de uma sociedade civilizada

Escrito por erick kristian | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
7 características de uma sociedade civilizada
Diferentes países têm diferentes padrões de sociedade civilizada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não há um consenso universal sobre uma sociedade civilizada. No entanto, existem alguns elementos geralmente aceitos sobre o que torna uma sociedade civilizada. Acadêmicos, teóricos políticos, filósofos e cientistas sociais têm critérios diferentes para medir o que faz uma sociedade civilizada. Essa questão deve ser vista dentro de um quadro de costumes e valores. Poucos países, quando examinados, constituem verdadeiramente uma sociedade civilizada pelas definições modernas.

Outras pessoas estão lendo

Segurança

A segurança é uma característica fundamental de uma sociedade civilizada. A segurança pessoal dos cidadãos deve ser garantida. Isso inclui ser protegido de forças externas e de segurança dentro da sociedade, tanto para o governo quanto para instituições e indivíduos. Nenhuma pessoa deve temer a perda da vida ou danos físicos na sociedade civilizada.

Assistência médica

É direito de todos os membros de uma sociedade ter acesso a cuidados médicos, independentemente da classe social ou da situação econômica. Esta é uma parte fundamental na sociedade civilizada. Todo cidadão tem direito a assistência médica da melhor qualidade possível. Infelizmente, poucas nações atualmente podem reivindicar legitimamente esse fato como parte de sua sociedade.

Acesso à água e à comida

Uma sociedade civilizada é aquela que fornece os fundamentos básicos da vida para todos os cidadãos. Conceder acesso à comida e água, de modo que nenhuma pessoa passe fome ou sede, é outra medida dessa sociedade. Muitos filósofos acreditam que a sociedade deve ser medida pela forma como trata os mais desfavorecidos.

Habitação

As condições básicas de habitação devem ser fornecidas para todo cidadão. A sociedade civilizada garante que todas as pessoas que vivem nela tenham acesso a um local onde possam dormir e refugiar-se dos elementos naturais de forma segura. Muitos países escandinavos têm combatido o desalojamento, fornecendo habitação patrocinada pelo governo para as pessoas que vivem na rua.

Sistema legislativo e governo

Para que uma sociedade funcione, é preciso ter um sistema legislativo estabelecido. Essas leis devem ser projetadas para preservar o bem-estar do bem comum e os melhores interesses da sociedade. O papel do governo é administrar e defender as necessidades da sociedade e do governo com base no interesse comum.

Educação

A educação pode não parecer uma característica óbvia, mas a igualdade de acesso à educação para todas as pessoas é considerado um forte indicador de sociedade civilizada. É de grande interesse da comunidade ter uma população altamente educada. Isso promove avanço, pesquisa e crescimento econômico. O sistema educacional de uma sociedade deve ser igual e não proibitivo para todos, em qualquer nível. Todos os cidadãos devem ter garantido o direito a uma educação completa, e isso não deve ser negado com base no custo, acesso ou qualquer outra característica.

Liberdade

A liberdade é, talvez, a marca mais importante de uma sociedade civilizada, superando todas as outras unidades de medida. A liberdade de pensamento, crença, religião, afiliação e expressão – e a garantia dessa liberdade – é essencial nessa sociedade. O direito de participar da economia, governo e cultura da sociedade é semelhante a essas liberdades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível