Mais
×

7 Formas de ser mais feliz no local de trabalho

Estar infeliz no trabalho prejudica os demais aspectos da sua vida
Getty Images

Introdução

A felicidade no trabalho depende de diversos fatores, muitos dos quais não estão ligados diretamente ao ambiente profissional. De acordo com Jerônimo Mendes, coach e escritor de "Oh, Mundo Cãoporativo!", mais de 50% das pessoas mudaria de ocupação com o objetivo de se encontrar na vida profissional. No entanto, as estatísticas comprovam, e a experiência ensina que há um abismo separando sonho e realidade. Por isso se torna necessário usar diferentes recursos para tornar o cotidiano mais suportável. Veja aqui algumas dicas.

Algumas pessoas abrem mão de um sonho para ter estabilidade financeira e acabam não se sentindo realizadas
Getty Images

Trabalhe com o que gosta

É importante deixar claro que existe uma diferença entre trabalhar com o que se gosta e gostar do trabalho. Quando se é apaixonado pela profissão, a pessoa tem muito mais motivação para levantar cedo e ir para o batente. Ao investir numa carreira, o foco deve ser a felicidade e seu projeto de vida, afinal boa parte do seu tempo vai ser dedicado a isso. O retorno financeiro deve ser a consequência do seu esforço e não o principal objetivo.

Quanto antes você realizar as atividades chatas, mais prazer terá por tê-las realizado!
Getty Images

Intercale as tarefas prazerosas com as cansativas

Até mesmo o trabalho dos sonhos inclui alguma atividade mais "chata". Sempre há um relatório a ser preenchido, uma planilha a ser analisada. Por isso, evite acumular as atividades mais cansativas. Para evitar a irritação, a saída é intercalar os trabalhos mais irritantes com os que lhe dão mais prazer, assim você vai realizar todas as tarefas e não se incomodar com isso. Determine quando as tarefas pesadas serão feitas e cumpra o determinado, assim você se livra logo delas.

Lembre-se de que para uma promoção a opinião do seu chefe será de grande importância
Getty Images

Tenha um bom relacionamento com seu chefe

Algumas pessoas são mais difíceis para se lidar, mas e se essa pessoa for o chefe? Com certeza a felicidade no trabalho ficará comprometida. "Duas pessoas no mesmo ambiente já é o suficiente para o surgimento de conflitos", explica Jonas Tokarski, coach da Ricardo Xavier Recursos Humanos, ao site Empregos.com. Sentir-se contente no trabalho depende em boa parte de um bom clima organizacional. É fundamental resolver os conflitos existentes, tanto com seus pares quanto com os superiores. Esclarecer os desentendimentos vai fazer suas atividades fluírem melhor, sem dar espaço para irritações.

Manter-se focado durante um determinado período fará sua lista de tarefas diminuir
Getty Images

Utilize a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo e é ótima para se manter focado em meio a distrações como Facebook, celular e chats. Ela consiste em manter-se focado por alguns minutos e, depois de terminado o período, dar-se uma pequena recompensa, como um chocolate, por exemplo. Você pode começar com apenas 15 minutos e então ir aumentando o tempo em que se mantém focado. O método é bom, pois você consegue realizar muitas atividades e ainda ter pequenos prazeres ao longo do dia. Tente colocá-lo em prática e veja como funciona!

Não deixe que o trabalho tome o tempo que você deveria passar com sua família
Getty Images

Evite muitas horas extras

Por maior que seja a pressão no ambiente de trabalho, lembre-se de que existe vida lá fora. Longe do mundo corporativo há uma família e amigos que esperam por você e contam com sua presença. Além disso, para ter um bom rendimento no trabalho, é fundamental um tempo de descanso para espairecer, fazer atividades físicas e aproveitar o ócio. Faça horas extras apenas quando for estritamente necessário e houver uma boa quantidade de tarefas para ser realizadas, e não apenas para mostrar ao chefe e aos demais colegas seu comprometimento.

Ter um amigo no trabalho pode ajudar a passar por momentos de tensão e dificuldade
Getty Images

Tenha amigos no trabalho

Saber que há alguém no trabalho em quem você pode confiar e conversar quando necessário é muito bom e dá uma sensação de tranquilidade e segurança. Um amigo é uma ótima ajuda para manter a calma após um debate com o chefe ou outro colega de trabalho. Além disso, ele pode lhe mostrar outro ponto de vista. Mas tome cuidado para a amizade não tomar o tempo que deveria ser dedicado ao trabalho. Essa relação não deve interferir negativamente no seu rendimento.

Quanto mais alinhado forem os valores da empresa com os do funcionário, mais feliz ele será
Getty Images

Procure ser otimista

Se você sai de casa numa segunda-feira de manhã e prefere nem pensar como vai ser a semana que começa, atenção! Há algo que precisa ser mudado e talvez seja sua forma de encarar o mundo. Ter uma visão otimista, boas ideias e valores profissionais semelhantes aos da organização em que trabalha podem ajudar a enfrentar a semana. O coach Jonas Tokarski, recomenda no site Empregos.com: "Pense em fazer melhor que ontem, construa bons relacionamentos, resolva os problemas de imediato, tenha ambições dentro da empresa".