7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos

Escrito por teo spengler | Traduzido por barbara silva
7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
Amanhecer no Parque Nacional de Yellowstone (Kinzie-Chye/iStock/Getty Images)

"Milhares de pessoas cansadas e estressadas começaram a descobrir que viajar para as montanhas é voltar para casa e que os parques e reservas são fontes de vida", citou John Muir em seu livro "Our National Parks" ("Nossos Parques Nacionais", em tradução livre).

Atualmente, os parques nacionais parecem uma tradição americana, mas há cem anos atrás a ideia de preservar paisagens intocadas e gloriosas para uso público era considerada radical. John Muir foi uma das primeiras e mais eloquentes vozes defendendo o programa de parques que atualmente protege mais de 335 mil quilômetros quadrados de beleza dos Estados Unidos. O escritor Wallace Stegner foi outro defensor. Ele afirmou que os parques nacionais foram a melhor ideia que aquele país já teve, acrescentando que sua existência é boa para a saúde espiritual, mesmo que nunca o visitemos.

No entanto, os americanos visitam seus parques e os turistas vindos de outros países juntam-se em multidões, em uma média anual de 275 milhões de visitantes. Com parques e reservas em todos os Estados, não é necessário viajar muito para se inspirar. Mas alguns deles são tão surpreendentes que você gostará de adicioná-los em sua lista de viagem. Este artigo mostra sete para visitar primeiro.

1. Yellowstone

Gêiseres, bisões e ursos! Yellowstone foi o primeiro parque nacional a ser protegido e continua um dos mais populares. O parque é uma mistura intoxicante de maravilhas geotérmicas (ele guarda metade de todos os gêiseres naturais do mundo) e uma vida selvagem especial. As pessoas vão a este paraíso no estado do Wyoming para vislumbrar lobos, alces, águias, búfalos e ursos, além do mais famoso gêiser do planeta, o Old Faithful, e alagados furta-cor, ferventes e transcendentais. Planeje a visita considerando o clima. Os acampamentos e os passeios de carro são melhores no verão. Apesar da entrada no norte permanecer aberta durante o ano inteiro, várias outras estradas fecham durante o inverno. Por outro lado, os visitantes de inverno são surpreendidos pelos gêiseres que esguicham do chão coberto de neve.

7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
Poucos gêiseres são permanentes, por isso cada visão é um pequeno milagre (kwiktor/iStock/Getty Images)

2. Yosemite

Os maiores seres vivos do planeta habitam Yosemite — as sequoias-gigantes — mas estes não são os únicos que estarão nas nuvens caso você visite o parque mágico nas serras da Califórnia. Nenhuma fotografia se compara à maravilha de subir um penhasco rochoso e ver o Vale de Yosemite, o Half Dome (cúpula de granito) e as serras mais ao longe. Pense em florestas, rios, cervos, cachoeiras espetaculares jorrando de uma altura duas vezes maior que o Empire State Building. No verão é possível obter uma autorização para acampar na selva e caminhar por territórios inexplorados. Outra opção é escolher um dos acampamentos no fundo do vale, cabanas no Curry Village ou até mesmo passar uma noite no fabuloso hotel cinco estrelas Ahwanhee, famoso por sua imensa lareira. Os visitantes de inverno podem usufruir de uma dose extra de serenidade, paisagens cristalinas e esqui cross-country.

7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
As paisagens do Vale de Yosemite são algumas das mais apreciadas no mundo (BriBar/iStock/Getty Images)

3. O Great Smoky Mountains

Tente descrever o Parque Nacional Great Smoky Mountain sem usar superlativos — as montanhas são as mais altas da Cordilheira dos Apalaches, abriga a maior diversidade de vida animal e vegetal de zonas temperadas e atrai mais visitantes do que qualquer outro no país. Com 2 mil quilômetros quadrados, ele é cortado pela cordilheira cuja crista representa a fronteira entre os estados do Tenessee e Carolina do Norte. São centenas de montanhas, algumas com 300 milhões de anos. É possível visitar o parque de carro, bicicleta ou à cavalo, ou ainda se deleitar nos 1.300 km de trilhas que levam a florestas antigas, cachoeiras e vistas deslumbrantes. O verão traz uma explosão de folhas, flores silvestres e vida selvagem — como filhotes de urso-negro e 30 espécies diferentes de salamandras. O outono chega em vermelho e coral brilhantes, mas as vistas no inverno são insuperáveis, já que as árvores nuas abrem espaço para os olhos vaguearem.

7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
Montanhas anciãs preservadas para a eternidade no parque nacional mais popular (SeanPavonePhoto/iStock/Getty Images)

4. O Grand Canyon

Este é um desfiladeiro sem igual no planeta — 1,6 km de profundidade, 16 km de largura e 446 km de comprimento — uma vista inspiradora que redefine a interpretação de imensidão. Cerca de cinco milhões de pessoas o visitam anualmente para olhar por sobre as camadas diversificadas de cores geológicas expostas por mais de um milênio depois que o rio Colorado o esculpiu. No entanto há mais a fazer em uma visita ao Grand Canyon — é possível caminhar ou cavalgar de mula por caminhos sinuosos até o fundo do desfiladeiro, voar sobre ele de helicóptero ou organizar uma viagem ousada de balsa em águas borbulhantes, Colorado abaixo, com os paredões do desfiladeiro de cada lado. No verão, os centros de visitantes ao norte e ao sul facilitam a hospedagem e a alimentação. O do sul é o mais popular, de mais fácil acesso e o único aberto durante o inverno.

7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
Um tesouro americano, o Grand Canyon atrai visitantes de todo o mundo (ventdusud/iStock/Getty Images)

5. Denali

Mais do que o lar do pico mais elevado da América do Norte, Denali é um parque nacional perfeito. Imagine 24 mil quilômetros quadrados de floresta de taiga, tundra e os picos irregulares da cordilheira do Alasca, com acesso único através de uma estrada estreita de terra batida que desce pelo centro. Não são permitidos carros particulares, apenas ônibus do parque passam pelas estradas, mas isso deixa os visitantes livres para aproveitar a paisagem. É possível descer em qualquer parada e passar o dia caminhando, fazendo piquenique ou tirando fotos incríveis. As paisagens vão de florestas baixas até o majestoso Mount McKinley com mais de seis quilômetros de altura e animais selvagens destemidos vagam pela imensidão sem cercas. Procure por ursos-pardos, alces, renas, carneiros-de-dall (com seus chifres ondulados), raposas-vermelhas, lebres, lobos e marmotas. O modo mais excitante de se hospedar é obtendo uma autorização de mochileiro no portão, mas também é possível reservar uma vaga em uma das seis áreas de acampamento existentes.

7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
Belas montanhas no parque nacional de Denali (McKinneMike/iStock/Getty Images)

6. Olympic

Viaje para o noroeste do Pacífico para conhecer a trindade de BioScapes do Parque Nacional Olympic, uma península de 4.046 km² na costa de Washington, cercada em três lados pelo mar. É possível ver os picos da montanha elevada cercada por campos subalpinos, uma porção da maior floresta temperada úmida do mundo e a magnificência irregular da costa acidentada do Pacífico. Nenhuma estrada cruza o parque (embora existam amplas vias de acesso pela US 101) e sua beleza intocada e as lindas paisagens ajudaram-no a alcançar os títulos de Reserva de Biosfera Internacional e de Patrimônio Mundial. Embora a maioria dos milhares de quilômetros seja oficialmente selvagem, é possível encontrar desde acomodações luxuosas até acampamentos rústicos a poucos quilômetros da entrada. Escolher fica difícil se o tempo for limitado: caminhe pelas densas florestas virgens nos vales de Quinault ou Hoh, conheça as mais fabulosas cachoeiras, como a Sol Duc ou a Madison Falls, e faça um passeio de caiaque no litoral selvagem.

7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
A floresta temperada úmida é uma paisagem silenciosa e admirável (Spondylolithesis/iStock/Getty Images)

7. O Everglades

Não há melhor lugar para se esconder do que a abundante vegetação do Parque Nacional Everglades, com seus pântanos de ciprestes e florestas de mangue. Um local de refúgio para os índios Seminoles e escravos fugitivos no passado, hoje fornece abrigo para crocodilos, peixes-boi, panteras-da-flórida, pássaros de águas rasas, como as garças, e milhares de espécies de plantas. É possível ver a maior parte ao optar por algum tipo de transporte aquático e os passeios de caiaque, canoa e barco são populares, mas os visitantes também podem caminhar, pedalar, pescar e observar aves. Este é um ótimo parque para escolher em férias de inverno (época de seca), entre dezembro e abril, já que a época úmida (de maio a novembro) pode ficar muito quente, com umidade até 90% e temperatura superior a 32ºC. Não existem acomodações no parque, por isso deve-se fazer reservas de acampamentos ou hotéis em comunidades próximas, como em Chokoloskee, Homestead, Miami, Florida City e Everglades City.

7 parques nacionais imperdíveis nos Estados Unidos
As hidrovias de Everglades são perfeitas para encontrar tranquilidade (dean65/iStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível