×
Loading ...

7 sopas simples

Getty Images

Introdução

As sopas são uma ótima maneira de se aquecer quando o tempo fica frio e são surpreendentemente fáceis de fazer. A base de uma sopa é o caldo, que você pode fazer cozinhando carnes ou legumes em água. Adicionando ingredientes e sabores diferentes, as sopas são um dos pratos mais versáteis, considera o Chef James Peterson, autor de "Sopas esplêndidas: Receitas e técnicas de mestre para fazer as melhores sopas do mundo".

Eising/Photodisc/Getty Images

Cebola francesa

Peterson gosta de melhorar a sopa de cebola francesa clássica usando caldo de peru em vez de caldo de carne tradicional. É também uma ótima maneira de utilizar as sobras de peru das refeições do feriado. Doure rodelas de cebola com manteiga, acrescente o caldo, cozinhe os ingredientes misturados, acrescente mais caldo e cozinhe. Coloque o caldo em uma tigela, adicione queijo, um pedaço de pão e mais queijo e leve ao forno a 200 graus até que o queijo doure.

Simon Watson/FoodPix/Getty Images

Legumes

Legumes cozidos lentamente fazem sopas perfeitas. Pegue os legumes que você tiver no momento - como repolho, cebola, aipo, cenoura, couve, batata, pimenta fatiada e espinafre - e cozinhe com caldo de galinha. Adicione cada legume ao caldo de acordo com seu tempo de cozimento. Quanto mais denso o legume, mais tempo leva para cozinhar, então comece com a cenoura e a couve e, em seguida, adicione legumes de cozimento mais rápido, como o espinafre. Você também pode adicionar feijão e macarrão. Sirva com pão de casca dura e bastante pistou - um molho de alho, manjericão e azeite de oliva.

Bill Boch/FoodPix/Getty Images

Avgolemono

Esta deliciosa sopa grega é feita com ovos e limão, que é o significado de seu nome em grego. Misture um quarto de caldo, salsinha picada, suco de três limões, dois ovos batidos e arroz e, em seguida, deixe cozinhar no fogão. "Certifique-se de que os ovos não coalhem", aconselha Peterson.

Alexandra Grablewski/Lifesize/Getty Images

Ensopado de mariscos

Cozinhe mariscos com caldo de peixe, água e um pacote de ervas. Quando os mariscos abrirem, retire-os com uma escumadeira e coe o líquido para pegar todas as partículas finas. Adicione ao líquido um pouco de bacon, cebolas, batatas cremosas, os mariscos, sal e pimenta. No final, agregue creme de leite, salsa e cebolinha.

Heath Robbins/The Image Bank/Getty Images

Abóbora de inverno

Asse a abóbora para que fique fácil remover a pele, corte-a em pedaços e coloque-os em uma panela com o caldo, creme e ervas. Cozinhe e depois coe o caldo para retirar a polpa ou use uma batedeira para fazer um purê de abóbora. Finalize com um pouco de creme.

Lisa Romerein/The Image Bank/Getty Images

Tomate

Para fazer a sopa de tomate mais simples, pique tomates frescos bem finos e tempere com sal e pimenta. "O tomate libera bastante líquido quando você adiciona sal", ensina Peterson. Não há necessidade de adicionar caldo ou de bater os tomates se você os picou bem finos, diz Peterson. Sirva a sopa fria ou ferva-a com creme e cubos de bacon.

George Coppock/Photolibrary RM/Getty Images

Alho-poró e batata

Corte as batatas e fatie o alho-poró, depois cozinhe-os em uma panela com água por cerca de 20 minutos até que estejam macios. Bata a sopa no liquidificador e adicione creme de leite e manteiga. Ela pode mudar de cara, adicionando qualquer outro legume enquanto a panela está fervendo. Experimente acrescentar ervilhas congeladas, brócolis, cenoura, azedinha ou espinafre, orienta Peterson. Sirva com pão francês crocante e bastante creme ou manteiga.