Mais
×

8 excelentes truques e técnicas de churrasco na grelha ao estilo americano

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Introdução

Não é só no Brasil que o churrasco é uma das maiores tradições. Nos Estados Unidos, ele não é apenas para os homens, como muitos pensam. Tanto as damas quanto os cavalheiros podem comandar a churrasqueira e servir carnes de dar água na boca e vegetais perfeitamente assados aos seus convidados e familiares famintos, ansiosos pela comida. Como qualquer outra habilidade, dominar a grelha requer tempo e experiência. Você também pode aprender seus segredos com aqueles que já ficaram muitas horas em frente ao carvão em brasa.

Getty Images/Aurora Creative

Queimando a superfície com perfeição

Todo churrasqueiro quer que a superfície da carne fique com aquela superfície perfeitamente queimada como nas fotos, e ela faz mais do que embelezar um bife. "A crosta superficial sela o sabor e os sucos da carne", segundo Todd Simon, vice-presidente sênior e integrante da quinta geração da família que é dona da Omaha Steaks, uma rede internacional de comércio de carnes. "Para uma crosta perfeita, grelhe a carne a uma temperatura entre 260º e 315ºC, por tempo suficiente para deixá-la marrom. Use pegadores resistentes para virar a carne e asse a uma temperatura menor até que esteja pronta.

Rick Lew/FoodPix/Getty Images

Sempre use uma grelha limpa

É fundamental usar uma grelha limpa se quiser que o resultado seja de qualidade. Também aumenta a sua durabilidade. Simon diz que você deve limpar e preaquecer uma grelha a gás em temperatura alta e usar uma escova para grelhas, assim obterá os melhores resultados.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O método 60/40

Seja um delicado peixe, um hambúrger suculento ou um bife grosso em sua grelha, Simon recomenda usar o que ele chama de método 60/40. Asse de um lado até que esteja 60% pronto, vire com a ajuda de uma espátula de metal larga e de cabo longo e termine de assar do outro lado para que ele fique por igual.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Prenda o sabor

É tentador ficar acompanhando o preparo de sua carne várias e várias vezes, mas Simon diz que isso não deve ser feito de forma alguma. "Deixe a grelha coberta o máximo possível enquanto estiver assando algo, isso ajuda a prender o sabor", recomenda. Isso também faz com que a carne continue suculenta e evita que a chama suba demais.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Evite perder comida

É sempre ruim quando algo delicioso cai pelas grelhas no meio das cinzas. Na maior parte dos casos não é possível salvar essa comida. Para prevenir que isso ocorra, use uma cesta para grelhar. Elas são excelentes para batatas em cubos, vegetais menores e camarões, ou espete as carnes em palitos de madeira.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Marinada

Como os especialistas em churrasco deixam tudo tão saboroso? Um dos segredos é marinar os alimentos. Do frango ao tofu, carne e outros alimentos, marinar é necessário. O tempo que o alimento deve ficar marinando depende do que estiver assando, geralmente fica entre duas e 24 horas. Use um pincel para regar os sucos na carne enquanto assa.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Perfeitamente assada

Até os churrasqueiros mais experientes não abrem mão do termômetro culinário para se assegurar de que a carne esteja perfeitamente assada. Isso é especialmente importante quando se trata de cortes grossos. Carnes mal passadas, além de não serem tão saborosas também podem ser um risco à saúde. Quando estiver cozinhando, para evitar que o meio da carne fique cru, use o termômetro.

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Deixe descansar

"Bifes e outros grelhados continuam assando mesmo depois de sair da churrasqueira", segundo Simon. Para evitar que a carne fique borrachenta e torrada, deixe que ela descanse de três a cinco minutos antes de servi-la. "Deixar a comida descansar faz seus sucos se redistribuírem, para que ela cozinhe um pouco mais, ressaltando o sabor de churrasco".