Mais
×

8 Formas de usar cores pastéis

Com pálpebras azuis-claras ou lábios rosa-bebê, os pastéis são uma ótima forma de iluminar qualquer visual
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

A primavera está chegando e a melhor forma de se adequar ao espírito da estação é utilizar tons pastéis — além das roupas e acessórios! Essas cores delicadas são femininas, sensuais e podem deixá-la com uma aparência vibrante e totalmente feroz, quando usadas da forma certa. Na dúvida de como utilizar esta forte tendência sem exagerar? Siga estas oito dicas para aderir aos pastéis por toda a primavera e em outras estações.

Escolha tons pastéis para as pálpebras
Stephen Lovekin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Reúna as cores certas

Os pastéis podem incluir qualquer gama de cores e tons, mas alguns dos mais populares e admirados incluem lavanda, azul céu, amarelo e rosa, indica Claire Atwood, especialista em maquiagem e beleza da empresa City Cosmetics. Para manter a tendência, use cores leves e claras — como o azul usado na imagem pela atriz Ginnifer Goodwin no Met Ball de 2011 em New York.

Peles claras combinam melhor com rosas, azuis e roxos
Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images

Combine com a cor da pele

Um dos segredos básicos de usar uma cor pastel é garantir que ela combine com o tom da pele, explica Claire. Por exemplo, o amarelo pode ficar lindo com alguns tons de pele — como as bronzeadas, oliva ou bege — mas podem empalidecer mulheres de tons levemente azulados, ela acrescenta. As peles de tonalidades mais quentes também ficam ótimas com verdes e laranjas, enquanto as mais frias (mulheres de pele branca ou clara, como a atriz Jessica Chastain, que aparece na imagem em um desfile em Paris) ficam melhores com rosas, azuis e roxos.

Não exagere no uso de cores pastéis
Jason Kempin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Mantenha o bom gosto

Apesar da ideia de maquiagens pastéis assustar muitas mulheres, Claire afirma que não se deve intimidar-se. "O segredo aqui é apenas usar, mas sem exagerar", alerta. Por exemplo, não use uma sombra pastel com um batom de mesma tonalidade, como a cantora Nicki Minaj exibiu em West Hollywood na Califórnia. Em vez disso, escolha uma cor complementar. "O excesso de pastel deixará mais uma aparência de desenho animado do que de broto", completa a especialista.

Comece usando levemente a sombra pastel
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Comece aos poucos

Se preferir testar a moda pastel sem cair de cabeça, Claire sugere começar com uma sombra em dose pequena, como a atriz Emma Watson no MTV Movie Awards de 2012, apenas com um pouco de pastel na sombra. "Um esmalte ou sombra divertida em tom pastel ajudará a superar qualquer receio imediatamente.

Experimente usar tons pastel em todo o olho
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Realce os olhos

Apesar da sombra ser a forma mais comum de utilizar pastel nos olhos, as cores também ficam lindas em um delineador ou até em um pouco de rímel. Claire sugere experimentar um olho pastel completo junto com um pouco de brilho transparente nos lábios para evitar exageros, como a celebridade Nicole Richie no Globo de Ouro de 2013.

O rosa claro fica muito bem nas maçãs do rosto
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Brilhe com bochechas rosas

Uma das mais simples formas de levantar o visual com pastéis é adicionar um pouco de rosa claro diretamente nas maçãs do rosto, como a atriz Emily Blunt no Globo de Ouro de 2010. Para usar uma cor rosa mais saturada que evitará uma aparência de rosto lavado, escolha um blush ou um rouge para uma cor duradoura.

Não exagere no uso de tons pastéis
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Amor aos lábios

Faça com que o mesmo tom de pastel rosa fique realçado adicionando a cor também aos lábios, como a cantora Katy Perry no Grammy de 2012. Se você for uma mulher que goste de sobressair, não tenha receio de experimentar um tom de laranja claro ou lilás, que ficam especialmente bonitos em peles escuras. Quando passar para lábios pastéis, Claire avisa que é inteligente combiná-lo com uma sombra neutra ou levemente cintilante para evitar exageros.

Evite usar sombras exageradas no trabalho
David Livingston/Getty Images Entertainment/Getty Images

Deixando apropriado

A maquiagem pastel pode ser usada com qualquer roupa em qualquer ocasião, inclusive no trabalho, quando usada corretamente. Para obter um visual adequado no escritório, evite sombras dramáticas, como olhos completamente verdes. Em vez disso, use tons pastéis nos lábios, bochechas e pálpebras, como a atriz Tika Sumpter no lançamento de um filme na Califórnia.