Melhore a saúde da sua família com óleos essenciais

Escrito por nici holt cline | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Melhore a saúde da sua família com óleos essenciais
Experimentar óleos essenciais pode ser bom para sua família (Getty Images)

Os óleos essenciais ganharam popularidade nos últimos anos, e por uma boa razão. Esses produtos terapêuticos fazem mais do que apenas cheirar bem — eles podem desempenhar um papel importante na cura e na melhora da saúde e do bem-estar das pessoas. Continue lendo para descobrir nove maneiras de ajudar a promover a saúde e a boa disposição da sua família.

Nota do editor: Antes de usar um novo produto, por favor consulte seu médico ou terapeuta a respeito de óleos que você ou sua família possam ingerir ou aplicar topicamente. Leia sobre todos os ingredientes para garantir que ninguém na sua família seja alérgico a eles e faça um teste de contato em uma pequena área da pele antes de administrar doses completas.

Tratamento para dores na barriga e dor de cabeça

O óleo de hortelã-pimenta é refrescante e pode ajudar a aliviar dores e melhorar a digestão. Já que esse óleo terapêutico é poderoso e pode causar irritação da pele, ele deve ser misturado com um óleo neutro. Entre os mais comuns estão os de amêndoas doces, polpa de damasco, semente de uva, jojoba, abacate, coco e oliva.

Misture uma colher de chá de óleo de hortelã-pimenta com um óleo neutro e aplique 1 ou 2 gotas diretamente na área dolorida. Para dor de cabeça, use o produto para massagear delicadamente as têmporas e seios da face, evitando os olhos. Para dor de estômago, aplique 1 ou 2 gotas na barriga e espalhe o óleo na pele.

Limpeza de garrafas d'água

O óleo de limão pode atuar como antiviral e antisséptico e é conhecido por ter um ótimo gosto. Acrescente 1 ou 2 gotas desse óleo às garrafas d'água da sua família e o perigo de contaminação pode diminuir bastante. Esse é um truque particularmente bom para as garrafas que as crianças levam para a escola. O gosto e o poder dessas poucas gotas durarão algumas enchidas de garrafa. O óleo de toranja também funciona bem para esse fim.

Uso como antisséptico

A mistura conhecida como "purificação" é um remédio caseiro básico, interessante para os usuários de óleos essenciais terem em casa. Ele é aplicado topicamente em cortes e machucados e pode ajudar em pequenos ferimentos como joelhos ralados e cortes de folhas de papel, assim como em feridas maiores e mais profundas. Esse óleo é uma mistura de citronela, erva-limão, alecrim, melaleuca, alfazema e murta e é conhecido por ter propriedades antissépticas, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e saneantes.

Auxílio para baixar a febre

O óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a baixar a febre. Despeje 1 ou 2 gotas na água morna e tome um gole, ou misture umas poucas gotas com um óleo neutro e aplique nos pés. Considerado purificante e estimulante, o cheiro também é calmante.

Auxílio na insônia, nos pesadelos e na ansiedade

Uma boa noite de sono é importante para todo mundo. Infelizmente, muitas pessoas sofrem de insônia ou têm dificuldade para dormir bem. Os óleos conhecidos por ajudar a promover doces sonhos são os de lavanda e também uma mistura de óleos de tangerina, ylang ylang, laranja, patchuli e tanaceto azul. Para nervosismo e ansiedade, experimente uma mistura de picea, pau-rosa, tanaceto azul e olíbano (também conhecido como franquincenso). Esfregue 1 ou 2 gotas no peito ou no travesseiro, ou use um difusor de óleo. Existem marcas internacionais desse produto, como "Peace & Calming", "Valor" e "Aura Cacia", e nacionais, como "Terra Flor" e "Bioessência".

Melhore a saúde da sua família com óleos essenciais
Experimente usar lavanda ou uma mistura de óleos para ter doces sonhos (Nici Holt Cline)

Auxílio na proteção contra resfriados e gripes

Durante os meses mais frios, quando os resfriados passam de uma pessoa para outra facilmente, tome medidas extras para aumentar sua imunidade. A aplicação regular de uma mistura de óleos pode dar a sua família essa força extra: cravo, limão, casca de canela, eucalipto radiata, alecrim eucaliptol e Thieves (óleo da marca Young Living) são, juntos, considerados um poderoso antiviral e antibacteriano. Além disso, podem ajudar a proteger o corpo de resfriados e gripes. Aplique 1 ou 2 gotas dessa mistura à sola dos pés.

Melhore a saúde da sua família com óleos essenciais
Experimente o óleo essencial importado Thieves (Nici Holt Cline)

Auxílio na cura de queimaduras, contusões, cortes e mordidas de insetos

O óleo de lavanda costuma ser usado para acalmar problemas de pele, desde queimaduras a picadas de abelhas. Aplicado diretamente na área afetada, pode trazer um alívio rápido enquanto ajuda a curar feridas mais rapidamente. Alguns também aliviam a dor.

Melhore a saúde da sua família com óleos essenciais
O óleo de lavanda pode acalmar a pele (Nici Holt Cline)

Alívio para problemas respiratórios e alergias sazonais

O óleo RC, da Young Living, acalma problemas respiratórios, inclusive as alergias sazonais. Para congestão respiratória, experimente usar uma mistura de eucalipto, murta, hortelã-pimenta, tsuga, cipreste, pinheiro, manjerona e lavanda. Para respirar facilmente, massageie o peito com o óleo, coloque umas gotas no travesseiro à noite ou coloque-as em um difusor no quarto.

Melhore a saúde da sua família com óleos essenciais
Difusores de óleos podem ajudar a família a respirar melhor (Nici Holt Cline)

Alívio para a tensão

Tomar um banho de banheira é uma ótima forma de relaxar. Acrescente 1 ou 2 gotas de seu óleo calmante favorito e deixe as qualidades aromaterapêuticas fazerem seu trabalho. Essa também pode ser uma boa maneira de tranquilizar crianças agitadas demais na hora de dormir — acrescente à água do banho 2 ou 3 gotas de óleo de lavanda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível