9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa

Escrito por jacqueline tourville | Traduzido por lara scheffer
9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa
Perigos escondidos podem estar presentes na maioria das casas (Getty Images)

Acha que sua casa está segura para seu bebê? De acordo com o Ministério da Saúde, acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. A seguir, veja alguns riscos que muitos pais deixam passar despercebidos.

Cair de cima de móveis

Grande parte das lesões que levam as crianças ao pronto-atendimento resulta de quedas e tropeções, com um número surpreendente delas envolvendo cadeiras de alimentação.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a cada hora um bebê é levado à emergência com uma lesão relacionada à queda de uma dessas cadeiras. Os acidentes muitas vezes acontecem porque os bebês sobem sozinhos no móvel ou ficam de pé sobre o assento. Para evitar esses acidentes, especialistas pedem que os pais sempre usem o cinto de segurança da cadeira.

9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa
Sempre use o cinto de segurança da cadeira de alimentação (iStock.com)

Cair com algo na boca

Outras quedas acontecem muito mais perto do chão. Seu filho e o copinho dele são inseparáveis? Nas últimas duas décadas, mais de 45 mil crianças foram tratadas em pronto-atendimentos dos Estados Unidos por machucados na boca, incluindo cortes profundos causados por quedas ao correr por aí segurando uma mamadeira, um copinho, uma garrafa ou uma chupeta na boca. Uma boa regra de ouro? Não deixe nada na boca do seu filho enquanto ele estiver correndo.

9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa
Mantenha objetos longe da boca do seu filho quando ele estiver correndo (iStock.com)

Ingestão de baterias

Alguns objetos perigosos precisam ser mantidos fora do alcance dos bebês o tempo todo. Estes incluem as pilhas-botão (ou micro baterias), cuja ingestão acidental resulta em 3 mil visitas infantis a hospitais americanos por ano. Para manter seu filho seguro, verifique a segurança dos compartimentos de pilhas (em produtos infantis, as tampas devem ser parafusadas) e limpe caixas de brinquedo, gavetas e armários antigos, onde essas baterias podem ter caído e passado despercebidas.

Enrolar-se em cabos elétricos

Os cabos elétricos também podem ser um perigo. Nos últimos anos, pelo menos sete crianças morreram nos Estados Unidos após se enrolarem nos cabos dos monitores de segurança colocados ao alcance do berço. Como resultado, a Comissão Americana de Segurança de Produtos para o Consumidor agora pede que os pais coloquem os monitores a pelo menos 90 cm dos berços.

Berços com a lateral móvel

Enquanto está verificando o monitor no quarto do seu filho, observe bem o berço. Você ganhou um berço usado de um amigo ou familiar? Fique atento caso ele tenha grade lateral móvel. Devido a riscos de sufocamento e de o bebê ficar preso, os Estados Unidos proibiram a fabricação e venda desses berços. No Brasil, uma norma obriga que todos os berços tenham o selo do Inmetro.

9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa
Berços com a lateral móvel não são muito seguros (iStock.com)

Colocar o bebê para dormir de bruços

Embora no Brasil não existam estatísticas oficiais sobre o número de crianças acometidas pela Síndrome da Morte Súbita Infantil, sabe-se que muitos pais ainda adotam atitudes de risco, como colocar os filhos para dormir de bruços. Isso pode levar à compressão das vias aéreas, ainda imaturas, possibilitando a diminuição ou até a parada da atividade respiratória.

9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa
Colocar seu bebê para dormir de bruços pode ser perigoso (iStock.com)

Manter cobertores e outros itens macios no berço

Outra regra de segurança na hora de ir dormir que também é ignorada? Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, aproximadamente 73% das mães disseram que deixam cobertores, protetores e bichinhos de pelúcia no berço do bebê — apesar dos riscos de sufocamento.

9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa
Mantenha objetos macios fora do berço do bebê (iStock.com)

Deixar o bebê sozinho na banheira

Os perigos também podem estar espreitando no banheiro. Você coloca seu filho em um assento de banheira ou em uma boia na hora do banho? Eles podem facilitar o banho, mas quando o assunto é segurança, nada substitui uma pessoa atenta. Segundo a Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos Estados Unidos, aproximadamente 105 bebês se afogaram nos últimos anos naquele país porque foram deixados sozinhos em assentos ou boias que viraram.

9 perigos para seu bebê escondidos em sua casa
Nunca deixe um bebê sozinho na hora do banho (iStock.com)

Deixar baldes cheios de líquido sem supervisão

Outros riscos de afogamento que podem passar despercebidos em casa? Até mesmo uma pequena quantidade de líquido dentro de um balde pode ser perigosa. Uma preocupação em particular são os baldes de 20 litros — eles têm o tamanho perfeito para que bebês agitados pulem lá dentro. Se você precisa de uma alternativa para o balde do esfregão, experimente limpar o chão a seco ou simplesmente borrife os locais sujos com água e um produto de limpeza.

Menos trabalho e bebês mais seguros? Parece um bom negócio.