×
Loading ...

Como fazer para o meu abacateiro dar frutos?

Os abacateiros são árvores tropicais perenes nativas da América Central e que podem ter de 12 a 24 m de altura. As flores são pequenas e de coloração esverdeada, com partes masculinas e femininas. A fruta do abacateiro, o abacate, possui uma consistência amanteigada com uma pele semelhante ao couro, e pode ter forma redonda, oval ou alongada. Essas árvores podem levar de sete a dez anos para produzir frutos, mas há maneiras de forçar uma frutificação mais cedo.

Instruções

Os abacateiros possuem sementes grandes em forma de ovo (avocado image by Alex Karmanov from Fotolia.com)
  1. Escolha um local de plantio em um solo com boa drenagem e que receba um pouco de sombra. Veja se a região está protegida contra ventos fortes, pois o abacateiro é frágil e as frutas e flores podem ser danificados. Veja se o pH do solo é neutro, ou está em cerca de 6.5.

    Loading...
    Escolha um local do seu jardim que receba um pouco de sombra (pique-nique image by John Maldoror from Fotolia.com)
  2. Cave um buraco que seja ligeiramente maior que o torrão do abacateiro com uma pá de jardinagem. Coloque o torrão da planta no buraco e cubra com terra. Dê tapinhas no solo para assentá-lo e evitar deixar bolsas de ar.

    Use uma pá de jardinagem para cavar um buraco ligeiramente maior que o torrão (Digging in the garden image by dquinnan from Fotolia.com)
  3. Regue o abacateiro frequentemente na primavera, verão e outono. Não regue muito a planta no inverno. O solo nunca deve estar completamente seco, mas também não muito molhado. Assim que a planta tiver um ano de idade, use um fertilizante cítrico para ajudar no crescimento; esse produto pode ser encontrado em floriculturas.

    Regue a planta ao regar o gramado (Clean water and water bubbles in blue image by Suto Norbert from Fotolia.com)
  4. Faça alguns cortes pequenos na planta caso ela não floresça. Os cortes devem ser pequenos para evitar a danificação da planta, e feitos somente se ela for maior que 45 cm. Isso irrita a planta, o que a força a florescer e frutificar.

    Faça cortes pequenos na planta (knife image by apeschi from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • O plantio dos abacateiros de tipo A e B também pode ajudar a frutificar, por causa da polinização cruzada. O tipo A desabrocha durante a manhã, fecha ao meio dia e abre novamente na tarde do dia seguinte, enquanto o tipo B desabrocha à tarde, fecha à noite e reabre na manhã seguinte. Use um pincel de pintar pequeno ou um pincel de maquiagem para transferir o pólen dos estames de uma flor para os pistilos da outra para obter melhores resultados.

Aviso

  • Tenha cuidado ao lidar com qualquer equipamento de jardinagem afiado, e use luvas de proteção para evitar lesões.

O que você precisa

  • Abacateiro
  • Água
  • Fertilizante cítrico
  • Faca

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...