×
Loading ...

Como saber se um abacaxi está podre

Atualizado em 17 abril, 2017

Os abacaxis foram descobertos em 1493 na ilha caribenha conhecida hoje em dia como Guadalupe e são cultivados em diversos lugares, como Havaí, México, Tailândia, China e Brasil. Essa fruta é rica em vitamina C, tiamina (vitamina do complexo B) e bromelaína, um composto de enzimas que ajuda na digestão, diminui a inflamação e evita a coagulação do sangue. Os abacaxis param de amadurecer assim que são colhidos, portanto é importante comprar um que não tenha começado a apodrecer. Fazer isso é bem simples e nem é preciso cortar a fruta.

Instruções

O abacaxi é uma fruta bem diferente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Segure o abacaxi e aperte com as pontas dos dedos. Caso perceba algum ponto amolecido, significa que ele está começando a apodrecer.

    Loading...
  2. Examine a fruta procurando por cortes ou marcas pretas, os quais são sinais de apodrecimento.

  3. Cheire o abacaxi. Um cheiro desagradável e fermentado indica uma fruta podre. O ideal é um aroma doce e forte.

Loading...

Dicas

  • Guarde o abacaxi em temperatura ambiente por um ou dois dias antes de consumi-lo. Não o guarde por mais tempo, pois ele poderá apodrecer. A fruta poderá ficar na geladeira por até cinco duas. Caso já esteja cortada, mantenha os pedaços em um saco hermético.
  • O abacaxi pode ser congelado, mas perderá um pouco do sabor.
  • Prepare essa fruta removendo as folhas e cortando pedaços de cerca de 1,2 cm de largura tanto da parte superior quanto da inferior. Descasque cuidadosamente seguindo a curva da fruta. Corte a casca em quatro pedaços e remova o núcleo mais endurecido.
  • O abacaxi pode ser consumido puro ou em saladas de frutas, usado para acompanhar peixe frito, presunto e sobremesas, além de poder ser acrescentado em vitaminas e coquetéis alcoólicos.
Loading ...
Loading ...