Educação e ciência

Como usar um ábaco para ensinar matemática para crianças

Escrito por sheri lamb | Traduzido por pedro santos
Como usar um ábaco para ensinar matemática para crianças

Um ábaco pode ser usado para ensinar matemática.

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Aprender matemática com um ábaco irá preparar crianças pequenas para escrever números em etapas posteriores de sua educação. Um ábaco permite que as crianças conceituem fórmulas matemáticas ao trabalhar com objetos tangíveis. Eles também podem ser divertidos para que as crianças concluam cálculos para iniciantes antes de passar para fórmulas mais complicadas. Um ábaco é particularmente valioso para ensinar às crianças os conceitos de dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares e assim por diante.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Diga à criança para somar dois mais quatro. Peça para que ela deslize duas contas para o lado oposto do ábaco de onde elas estão. Deslize mais quatro contas para ficar ao lado das duas contas. Pergunte a ela qual o total. Ela então irá contar as contas e chegar à conclusão: seis.

  2. 2

    Diga a ela que subtraia três de cinco. Peça para a criança deslizar cinco conta para a direita do ábaco e depois deslizar três contas de volta. Pergunte quanto ficou. Ele deve contar duas contas.

  3. 3

    Ensine-a a usar números maiores mostrando-lhe que cada nível das contas representa uma divisão mais alta de números. Por exemplo, a primeira fileira representa de zero a nove, a segunda representa de zero a 90, a terceira representa de zero a 900, a quarta representa de zero a 9000, a quinta representa de zero a 90 mil e assim por diante.

  4. 4

    Peça para a criança subtrair 65 de 89. Ela deve alinhar as contas de um jeito que represente 89. A primeira fileira terá o nove e a segunda terá o oito. Tire cinco da primeira fileira, para que restem quatro. Remova seis da segunda fileira para que restem 2. O número final agora é 24.

  5. 5

    Peça para ela somar 65 a 89. Ela vai precisar representar 89 no ábaco. A primeira fileira terá nove e a segunda, oito. Comece com a primeira fileira e some cinco ao nove. Nesse caso, o resultado será 14, por isso um número terá que ir para cima porque ele ultrapassa o nove. Acrescente um à próxima fileira para chegar em nove. Coloque a primeira fileira em quatro para representar o “4” em “14”. Acrescente seis ao 65 original da segunda fileira para ter 15. Você terá que subir outro número, por isso aumente a próxima fileira em um e depois decresça a segunda fileira para cinco para representar o cinco em 15. As contas resultantes representam 154.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media