Mais
×

Como fazer um abajur de tronco de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os troncos provenientes de enchentes são um dos tipos mais distintos de madeira utilizados em projetos de decoração. Seu visual único é adorado em comunidades costeiras e por aqueles que amam o mar. Esses projetos são excelentes para artesãos, tantos os iniciantes, como os experientes. Encontrar o tronco perfeito para combinar com o projeto é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer pessoa, mas que leva anos para ser dominada. Um abajur de tronco é um projeto de dificuldade média que permite muita expressão criativa e se torna um ótimo presente.

Instruções

Os troncos são uma forma distinta de projetos e artesanato com madeira (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Coloque o tronco embaixo de água quente corrente e esfregue a superfície com a esponja, removendo a sujeira e o mofo. Submerja a madeira em um balde com água e sabão e deixa passar a noite. Se for necessário, coloque-o no chão. Trate qualquer mofo, interior ou exterior, persistente deixando a madeira de molho durante a noite em um balde com água e 1/2 xícara de alvejante. Entretanto, saiba que isso pode clarear a cor do material.

  2. Retire o tronco do balde e enxague com água gelada para remover qualquer resíduo de sabão ou alvejante. Deixe-o secar em uma área ensolarada, de 2 a 5 dias, conforme o necessário.

  3. Coloque o tronco na posição que você deseja construir o abajur. Marque, conforme desejado, os pontos de entrada e saída na superfície de baixo e de cima da peça. Utilize a broca para furar a parte superior, até que ela tenha atravessado a metade do tronco. Perfure na parte inferior do tronco até atingir o furo que você acabou de fazer. Se necessário, ajuste o caminho do novo orifício.

  4. Passe a fiação pela base do tronco e conecte-a ao soquete do kit de abajur. Prenda o soquete no topo do tronco, utilizando os furos de conexão. Se necessário, para acomodar tal soquete, aumente o tamanho do buraco que você fez usando uma broca maior.

Dicas

  • Os fios podem imitar galhos e raízes em um tronco retorcido, criando um efeito dramático. Contudo, tenha muito cuidado ao fazer esses furos na madeira.
  • Se o seu tronco não ficar estável, corte sua base com um serrote.

Aviso

  • Sempre aplique alvejante nos troncos que estejam com pontos de crescimento verdes ou pretos. As madeiras que continuarem a cheirar mal após o tratamento com água quente e sabão devem ser tratadas com alvejante, prevenindo o desenvolvimento de bactérias e mofo.

O que você precisa

  • Esponja
  • Banheira ou balde grande
  • Sabão ou alvejante
  • Lápis
  • Furadeira
  • Broca de 1,25 mm
  • Kit de abajur
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article