on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma abertura em um muro de concreto para instalar um portão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao instalar um portão em um muro de concreto, faça uma abertura na parede para acomodar ele e as ferragens. Use uma serra de alvenaria para fazer cortes no muro de concreto. Essas serras são ferramentas que funcionam à gasolina e têm lâminas projetadas para penetrar e cortar concreto. Vários tipos de serra estão disponíveis, dependendo da potência, tamanho da lâmina e dispositivos de segurança. Se você não possui uma, é possível alugar por um dia para completar o projeto de instalação do portão.

Instruções

Lâmina de serra (detail of industrial saw for furniture industry image by Tomo Jesenicnik from Fotolia.com)
  1. Meça a largura do conjunto do portão que será instalado no muro de concreto. Transfira essa medida fazendo duas marcas na base da parede, no local onde o portão será colocado.

    Loading...
  2. Segure o nível verticalmente em cada marca. Assegure-se de que ele esteja perfeitamente alinhado e faça outra marca no topo. Use giz para traçar as linhas entre as marcas, para indicar as linhas de corte.

  3. Posicione uma tábua de madeira firme em um ângulo de 45º entre o chão até o quarto superior da parte do muro que será cortada. Isso evitará que a parede caia em você enquanto faz os cortes.

  4. Verifique os dispositivos de segurança, os níveis de gasolina e de óleo da serra. Cheque a lâmina e assegure-se de que ela esteja funcionando corretamente. Ligue-a seguindo as instruções do fabricante.

  5. Corte ao longo das linhas verticais traçadas, começando por cima e descendo, para que a gravidade ajude. Sempre mantenha ambas as mãos na serra enquanto estiver operando-a.

  6. Faça um corte horizontal na base do muro, depois que as linhas verticais estiverem completas. Esse corte deve ser fundo o suficiente para atravessar qualquer viga de metal que possa estar passando pela porção central da parede. Faça isso do mesmo lado em que está a tábua de madeira, para evitar que o muro caia em você.

  7. Empurre a porção cortada do muro para derrubá-la. Se ela ainda estiver inteira, coloque um calço no corte feito na base. Bata nele com uma marreta ou martelo para enfiá-lo dentro do corte, o que derrubará o muro.

  8. Corte a porção de muro derrubada em pedaços menores para facilitar a remoção.

Loading...

Aviso

  • Sempre use equipamentos de proteção, como óculos, botas, proteção para os ouvidos e máscara, ao operar uma serra elétrica.

O que você precisa

  • Portão
  • Nível de 1,2 m
  • Caixa de giz
  • Madeira
  • Serra de alvenaria

Referências

Loading ...
Loading ...