×
Loading ...

Por que as abóboras amarelam e morrem?

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Poucos vegetais crescem de forma tão exuberante quanto as abóboras. Apesar de elas poderem ter muitas doenças, a maior parte dos jardineiros consegue cultivá-las com poucos problemas, contudo, se elas ficarem amarelas e morrerem, é possível que haja uma doença ou infestação de insetos. O problema pode não ser tratável durante a colheita atual, mas a identificação correta pode evitar problemas no futuro.

Escolha variedades resistentes de abóbora para diminuir a ocorrência de doenças (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Doença

As videiras de abóbora estão sujeitas a diversas doenças, como oídio, murcha bacteriana, ferrugem Phytophthora e mosaico do pepino. A maior parte dessas doenças ataca as folhas e videiras primeiro. O oídio, por exemplo, faz com que uma substância branca e com aspecto de pó cresça nas folhas e videiras. Conforme a doença progride, ela pode afetar a fruta ou, em muitos casos, faz com que a videira morra, consequentemente amarelando e apodrecendo a fruta. Órgãos especializados podem ajudar a identificar essas doenças e oferecer soluções. Algumas doenças respondem melhor a tratamentos com fungicidas, enquanto outras não são tratáveis.

Loading...

Insetos

Os insetos podem danificar muito as abóboras, não só por se alimentarem das videiras, folhas e frutas, mas por transmitirem doenças. Existem larvas de mariposas semelhantes a vespas que entram nas videiras no início do verão. Elas passam por essas videiras, fazendo com que elas apodreçam e com que as frutas amarelem e apodreçam. Os afídios sugam a seiva das videiras das abóboras, fazendo com que elas murchem, e também transmitem o mosaico do pepino, que faz com que as abóboras fiquem amarelas. Os besouros listrados de pepino também danificam as abóboras diretamente e transmitem bactérias que fazem com que elas murchem. Tire-os a mão e trate os afídios e larvas com pesticidas.

Condições de crescimento

Condições desfavoráveis ao crescimento também podem fazer com que as abóboras fiquem amarelas e morram. A falta de água pode levá-las a murchar e cair. O crescimento da planta desacelera, e a fruta pode secar. As abóboras são polinizadas pelas abelhas produtoras de mel que espalham o pólen das plantas masculinas para as femininas. Quando o tempo está frio ou chuvoso, as flores podem não ser polinizadas por completo, o que faz com que as frutas apodreçam. O tempo frio mata as folhas e videiras, e consequentemente, as abóboras remanescentes também morrem.

Recomendações

Para que a safra seja saudável, plante as sementes quando estiver fazendo sol, somente após o fim do inverno. Coloque 5 cm de composto no solo antes de plantá-las para melhorar o escoamento de água e a fertilidade. Controle as ervas daninhas e pestes cedo para evitar doenças, e regue o solo sempre que preciso para mantê-lo úmido, porém não encharcado. Polinize-as você mesmo quando o tempo estiver frio. Para isso, passe um pincel nas plantas masculinas, e em seguida, nas femininas, que são identificadas por um calombo na base da fruta. Colha as abóboras antes de o tempo esfriar novamente, e da próxima vez que for plantá-las, faça-o em outro local, revezando ano após ano.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...