O que é uma abordagem construtivista centrada na criança para a educação infantil?

Escrito por jennie dalcour | Traduzido por ede m.s.
O que é uma abordagem construtivista centrada na criança para a educação infantil?
Em uma abordagem construtivista, as crianças em sala de aula exploram os tópicos de aprendizagem (Comstock/Comstock/Getty Images)

A abordagem construtivista centrada na criança para a educação na primeira infância tem suas raízes no trabalho dos psicólogos Lev Vygotsky e Jean Piaget. As teorias de Piaget no desenvolvimento, cognição e inteligência da criança funcionaram como uma estrutura para inspirar o desenvolvimento da abordagem construtivista para a aprendizagem. A abordagem construtivista vê as crianças como participantes ativos no próprio aprendizado. Educação é, então, muito mais do que a memorização; em vez disso, é a integração e assimilação de conhecimento a ser mais utilizado e explorado. As estratégias construtivistas buscam inflamar a curiosidade e o amor pelo aprendizado em uma criança.

Os princípios do construtivismo

A educação construtivista permite um ambiente onde as crianças tornam-se aprendizes ativos que fazem escolhas e buscam experiências que promovam o seu desenvolvimento. Os professores proporcionam um currículo integrado que permite que as crianças explorem vários temas e assuntos dentro de um tópico. As crianças têm o poder de investigar e reorganizar suas bases de conhecimento, aprendendo através de atividades adequadas ao desenvolvimento e exercícios de aprendizagem que desafiam o seu crescimento acadêmico, físico, social e emocional. As atividades em grupo promovem um ambiente sociomoral no qual as crianças pequenas podem aprender e praticar o respeito umas pelas outras. A programação diária é flexível e pouco estruturada. Os professores permitem que os alunos tenham tempo suficiente para explorar totalmente os tópicos.

O papel do professor

O papel do professor em uma abordagem construtivista para a educação infantil é uma orientação essencial. Os professores atuam como guias na aprendizagem das crianças, facilitando as atividades e oportunidades de aprendizado sem ditar objetivos. Eles enfatizam toda a criança ao projetar tópicos de currículo de aprendizado. Os professores incentivam os jovens estudantes a desenvolverem e investigarem os próprios interesses. A curiosidade estimula o aprendizado eficaz. Em vez do conceito tradicional de um professor que está à frente da sala de aula e ditando as informações, os educadores tornam-se parceiros de seus alunos. Eles incentivam as crianças a fazerem perguntas e se envolverem. Os professores devem sempre oferecer atividades abertas com múltiplos resultados.

Papel das crianças

Em uma sala de aula construtivista, as crianças investigam seu ambiente e temas de aprendizagem. Elas agem como jovens cientistas descobrindo o mundo ao seu redor. Como o professor abre a sala de aula para aprendizagem imaginativa, as crianças tornam-se agentes importantes na própria educação. Elas fazem a própria aprendizagem, em vez de receber o aprendizado dado, e também participam ativamente de projetos e atividades, escolhendo a profundidade de aprendizado em um determinado tópico. As crianças assimilam o que aprenderam dentro do que já sabem, criando novos conhecimentos.

Aplicações práticas

A abordagem construtivista centrada na criança para a primeira infância é aplicável em vários cenários de sala de aula. As crianças se beneficiam do grupo de solução de problemas. Ao trabalhar em conjunto para encontrar soluções, os alunos experimentam crescimento cognitivo. Os professores podem, então, ajudá-las no processo de raciocínio, incentivando-as a pensarem e raciocinarem através de problemas. A ciência presta-se particularmente ao construtivismo. As crianças são capazes de satisfazer a sua curiosidade sobre o mundo natural através de experimentos. Elas podem desenvolver hipóteses simples, testar as suas teorias e comparar os resultados.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível