Uma abordagem holística para ajudar cães com insuficiência renal

Escrito por deanna roddy | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma abordagem holística para ajudar cães com insuficiência renal
A doença renal afeta tipicamente aos cães idosos (Dog image by Jan Zajc from Fotolia.com)

A insuficiência renal crônica pode significar uma notícia devastadora ao proprietário de um cão, e seu tratamento convencional consiste tipicamente em fluidoterapia subcutânea. Ainda assim, muitos tratamentos holísticos e naturais podem auxiliar o tratamento da doença renal canina.

Outras pessoas estão lendo

Insuficiência renal

A insuficiência renal é uma doença muito comum em cães idosos, com progressão lenta e podendo passar despercebida por um tempo considerável até que ocorra a perda da função renal.

Os rins trabalham para filtrar e excretar toxinas do corpo através da urina e um dos primeiros sintomas de insuficiência renal é a sede excessiva e a maior frequência da micção. Quando os rins estão danificados, o corpo usará mais água, resultando em excesso de sede. À medida em que a doença progride, o cão poderá mostrar outros sintomas, como náusea, fadiga, perda de peso e diminuição do apetite, segundo o site americano healthypetjournal.com.

Dieta

Muitos estudos mostram que limitar a ingestão de proteínas pode ajudar a reduzir a progressão da insuficiência renal mas, ao fazê-lo, corre-se o risco de desnutrição — a proteína deve ser limitada, mas não completamente excluída da dieta do cão. A nutrição do animal e o seu peso corporal devem ser monitorados para se assegurar de que permaneçam estáveis. A limitação de proteínas deve ser abordada no sentido de se ingerir proteínas de alta qualidade ao invés das de baixa qualidade.

A dieta também deve limitar a ingestão de sal, uma vez que a hipertensão pode lesar os rins, segundo o site americano alternativepethealth.com.

Muitos proprietários preferem alimentar seu cão com dietas naturais em vez de comerciais, a fim de evitar os conservantes adicionados.

Existem alimentos comerciais caninos fabricados especificamente para cães que sofrem de insuficiência renal.

Suplementos

Alguns suplementos podem ser oferecidos para ajudar ao cão com insuficiência renal, pois as vitaminas B e C são eliminadas do corpo devido à frequente micção, e sua suplementação é importante para a saúde do cão, segundo o site americano natural-dog-health-remedies.com.

Estudos mostraram que os cães que receberam suplementos com ácidos graxos ômega-3 tipicamente vivem mais do que aqueles que não os receberam. Os ácidos graxos ômega-3 não são a cura para a insuficiência renal mas, se administrados juntamente com a vitamina E, podem ser capazes de melhorar a saúde geral do cão.

Ervas

Ervas, como gingko e alfafa, podem melhorar a circulação sanguínea, junto às suas propriedades anti-inflamatórias — a gingko pode ainda ajudar em casos de inflamação do trato urinário.

Pode-se oferecer um chá ao cão consistindo em partes iguais de alfafa, espinheira-santa, equinácea (se houver uma infecção no corpo) e gingko, durante os primeiros estágios da doença renal. Dê uma colher de chá para cada nove quilos de peso do cão. Esse chá pode ser adicionado ao alimento ou água do animal, de uma a três vezes ao dia.

Homeopatia

Alguns remédios homeopáticos podem ser administrados a um cão que sofre de insuficiência renal crônica.

O fósforo pode ajudar aos cães que vomitam após beber ou comer e que estejam perdendo peso.

O mercúrio é útil para cães que sofrem de úlceras na boca, vistas tipicamente nos estágios finais de insuficiência renal. Esses cães sofrem tipicamente de irritabilidade e mau hálito, e desejam ser deixados sozinhos.

O site natural-dog-health-remedies.com recomenda que, ao usar remédios homeopáticos, você trabalhe com um veterinário holista para assegurar que seu cão esteja recebendo a medicação mais adequada para seus sintomas específicos decorrentes de insuficiência renal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível