Como abordar clientes

Escrito por contributing writer | Traduzido por cesar oliveira
Como abordar clientes

O cliente sempre tem razão

Image Courtesy: Flickr.com

Clientes são o coração de uma empresa. Se o coração parar de bater, a empresa morre. Este artigo vai ensiná-lo como abordar um cliente. Afinal, o cliente sempre tem razão.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aborde o cliente de modo firme, mas com gentileza, quando você não tem como atender a solicitação dele. O cliente está tecnicamente sempre com a razão, mas, em algumas circunstâncias, não. Às vezes um cliente pode ser um encrenqueiro ao ser atendido e começar a acreditar que poderia ter mais pelo que está pagando. Se não há como você oferecer mais do já fez, educadamente diga ao cliente que não há possibilidade de você fazer melhor. Tente este procedimento por mais ou menos duas vezes, caso você não esteja autorizado para dar outra solução. Lembre-se de que, ao fazer isso, seja gentil, mas também firme. Se o cliente persistir após duas tentativas de boas explicações, respeitosamente diga-lhe que você terá que chamar o gerente e deixe este continuar de onde você parou.

  2. 2

    Deixe seus clientes com uma boa impressão ao saírem de seu estabelecimento. Logo após atender um cliente, é muito importante deixar uma boa impressão. Depois de atendê-los, você pode tentar coisas como: agradecer por terem vindo e dizer para que voltem sempre, oferecer cupons de desconto, segurar a porta se for apropriado, perguntar ao cliente se ele precisa de mais alguma coisa e sorrir enquanto você realiza uma das tarefas acima também ajuda. Lembre-se, o cliente é o coração de sua empresa, certifique-se de que ele voltará.

  3. 3

    Ofereça um desconto como cortesia ao cliente se ele tiver que esperar mais do que o normal pelos serviços. Às vezes, os estabelecimentos podem estar abarrotados e agitados e cuidar de cada cliente adequadamente é algo muito difícil de se fazer. Caso você tenha um que terá que esperar muito para ser atendido, você pode tentar oferecer um desconto como cortesia, desculpar-se ou as duas coisas. Não importa o que você decida fazer, certifique-se de fazê-lo com uma atitude positiva e um sorriso.

Dicas & Advertências

  • Se você for o dono do negócio, certifique-se que todos seus empregados sigam estas ações ao atenderem um cliente. A vida de sua empresa pode depender disso.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media