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Como abordar empresas para propor negócios

Atualizado em 23 março, 2017

Todas as empresas se envolvem em trocas de recursos. Até mesmo a venda acontece através da troca de bens ou serviços por dinheiro. Tanto as empresa de pequeno porte quanto as grandes corporações devem trabalhar em parceria com outras para sobreviver. Vale lembrar, porém, que cada setor tem determinadas necessidades especiais. Propor uma parceria de negócios ou um novo relacionamento com o cliente permite que instituições tirem proveito dos pontos fortes uma da outra em prol de um crescimento conjunto. Diferentes estratégias podem ser utilizadas para alcançar esse objetivo.

Instruções

Conhecer a cultura de uma empresa pode aumentar a probabilidade de uma parceria de negócios (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Obtenha dados sobre os recursos da empresa. Busque informações sobre clientes, produtos, canais de distribuição, experiência, capacidade de produção e bens. Avalie o negócio e defina o que é necessário para manter sua rentabilidade futura (veja a Referência 2). O objetivo é identificar os recursos que a empresa não tem, mas precisa (veja a Referência 1). Cada empresa tem uma posição única. Pense em formas de aproveitar essa posição, adicionando recursos e considerando um modelo já rentável. Até mesmo as empresas tradicionais podem ocasionalmente precisar de sangue novo.

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  2. Defina quais são os recursos que a empresa pode oferecer aos possíveis parceiros. Uma aparente deficiência pode ser um item importante para a outra empresa. Um fabricante de computadores, por exemplo, que costuma ter excesso de itens estoque pode formar uma parceria com uma empresa que queira receber os produtos estocados em troca de um trabalho de design. Seja criativo e pense em todas as maneiras possíveis de atrair parceiros comerciais. É comum que as empresas tenham recursos extras sobrando no final do mês. Procure um parceiro que esteja disposto a ficar com eles e trocar esse material por outro que seja de sua necessidade.

  3. Tome a iniciativa e entre em contato com possíveis parceiros levando em consideração os pontos mencionados anteriormente. Evite enviar a proposta por e-mail ou carta, pois é provável que ela se perca entre tantas outras correspondências que a empresa recebe. A melhor forma de fazer uma proposta é entrar em contato com a pessoa que toma as decisões. Tente falar com o diretor de marketing ou o gerente do departamento que lida com o recurso que a empresa está buscando. Inclua informações sobre sua empresa e fale sobre o que ela pode oferecer.

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Referências

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