Como abordar positivamente seus pontos fracos durante uma entrevista de trabalho?

Escrito por chris miksen | Traduzido por jean santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como abordar positivamente seus pontos fracos durante uma entrevista de trabalho?
Busque equilibrar a abordagem de seus pontos fracos e fortes (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Todo mundo tem um ou dois pontos fracos, e entrevistadores entendem isso. Infelizmente, muitos deles não ficam satisfeitos ao saber que você tem pontos fracos; eles querem saber quais são. Efetivamente, expor suas fraquezas a um entrevistador requer que você toque em seus pontos fracos, sem se aprofundar muito. É um equilíbrio delicado, mas manter esse equilíbrio ajuda-o a conquistar o emprego que você procura. Nem todos os entrevistadores perguntam sobre suas fraquezas.

Outras pessoas estão lendo

Especificidades

Ao mencionar os seus pontos fracos, especifique-os ao entrevistador. Evite abordar genericamente suas fraquezas pois isso não dá ao entrevistador uma percepção clara de você enquanto candidato. Explicar que lhe falta capacidade de liderança não fornece ao entrevistador muita informação. No entanto, afirmar que você precisa às vezes se esforçar para transmitir suas ideias e pensamentos a grandes grupos de pessoas fornece ao entrevistador uma melhor visão global de sua fraqueza. Dar detalhes pode parecer contraproducente, mas você pode parece desonesto se não os citar.

Como abordar positivamente seus pontos fracos durante uma entrevista de trabalho?
Não citar seus pontos fracos pode parecer desonesto (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Corrigindo pontos fracos

Expondo ao entrevistador que você pode transformar seus pontos fracos em pontos fortes, você dá a impressão que pode identificar um problema e corrigi-lo rapidamente. Mas simplesmente dizer ao entrevistador que pode eliminar suas fraquezas não vai funcionar, você deve ser capaz de demostrar isso. Dê exemplos de fraquezas do passado que hoje são pontos fortes em sua atuação profissional. Tente explicar brevemente como você procedeu para transformar determinados pontos fracos em pontos fortes, demonstrando que fará o mesmo com suas fraquezas atuais.

Como abordar positivamente seus pontos fracos durante uma entrevista de trabalho?
Aborde seus pontos fracos através de exemplos de fraquezas já superadas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Limite seus pontos fracos

Mesmo que queira ser honesto ao discorrer sobre seus pontos fracos, não deixe que essas fraquezas ofusquem seus pontos fortes. Tente limitar este assunto para um ou, no máximo, dois pontos. Ao indagar sobre suas fraquezas, o entrevistador quer entender quais são suas características e como pode melhorar. Ao fornecer informações sobre cada fraqueza sua, se reduzem as chances de conquistar a vaga. Ao abordar sua última fraqueza, imediatamente mude o foco para um ponto forte que possui, não dando ao entrevistador a oportunidade de continuar a falar sobre aquele ponto fraco.

Como abordar positivamente seus pontos fracos durante uma entrevista de trabalho?
Ao falar sobre fraquezas, destaque na sequência algum ponto forte (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Abordagem

Diminua o impacto de suas fraquezas através da eliminação de certas palavras de seu vocabulário. Certas palavras soam mais negativas que outras e fazem as suas fraquezas parecem piores do que realmente são. Por exemplo, invés de dizer que você "não pode", diga que você "se esforça para". Em vez de dizer que você "falhou", diga que você "poderia ter feito melhor".

Escolhendo seus pontos fracos

Ao escolher os seus pontos fracos, tente abordar aqueles que não estão diretamente relacionados ao perfil da vaga a que está concorrendo. Por exemplo, se você está sendo entrevistado para uma posição gerencial e fala sobre sua falta de liderança, isso vai afetar negativamente suas chances de conseguir o emprego. Aborde sobre fraquezas que não prejudiquem suas chances de contratação.

Outras dicas

Se o entrevistador não pergunta sobre suas fraquezas, não as mencione. Se ele lhe perguntar sobre seus pontos fracos, mantenha contato visual enquanto estiver falando. Você deve, na verdade, manter contato visual durante toda a entrevista e isso pode parecer mais difícil ao relacionar seus pontos fracos, devido ao constrangimento e humilhação que pode sentir enquanto fala de algo contra o qual você luta. Evite rir ou brincar sobre suas fraquezas. Rir é um mecanismo de defesa, mas dá a impressão de que você não se preocupa com estas questões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível