Mais
×

Como fazer um abrigo para pintinhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você planeja criar pintinhos, será preciso fornecer um abrigo onde eles possam viver com segurança até amadurecer. Uma criadeira para pássaros é um tipo de abrigo que manterá os pintinhos a salvo contra perigos, como o clima e outros animais. Existem criadeiras comerciais disponíveis em lojas de materiais de fazenda, mas fazer a sua própria peça é simples. Alguns materiais básicos são tudo que se precisa para construir uma criadeira.

Instruções

Os pintinhos precisam um de abrigo para mantê-los aquecidos e protegê-los enquanto crescem (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha um recipiente de plástico transparente de 90 l. Esse recipiente permitirá que você veja e monitore os pintinhos de qualquer ângulo. Antes de converter o vasilhame em uma criadeira, limpe-o com detergente e enxágue-o bem com água. Seque-o completamente.

  2. Utilize uma régua ou uma vara de medição para medir 5 cm para dentro a partir de todos os lados da tampa do recipiente. Seguindo as medidas, recorte a parte de dentro da tampa com o estilete. Tome cuidado para não deixar qualquer borda afiada.

  3. Meça a tela de galinheiro do mesmo tamanho que a tampa inteira do recipiente. Corte-a de forma que as suas bordas caibam debaixo das bordas da tampa. Utilize um grampeador para prender a tela nas bordas da tampa para fazer a parte de cima do abrigo dos pintinhos. A tela fornece bastante ventilação para as aves, ao mesmo tempo em que mantém os pintos dentro da criadeira e os outros animais fora dela.

  4. Cubra o fundo da criadeira com material de cama feito para pintinhos e papéis toalha retalhados. Substitua o material conforme necessário para mantê-lo fresco e limpo. Sempre utilize uma forragem suficiente para cobrir totalmente o fundo do recipiente, para que os pintinhos nunca tenham que andar ou ficar em pé sobre uma superfície lisa.

  5. Adicione suprimentos ao abrigo. Forneça um comedouro com alpiste e suprimentos e um bebedouro feito especialmente para pintos, cheio com água fresca e limpa. A criadeira deve ter espaço suficiente para que vários pintinhos possam comer ou beber ao mesmo tempo.

  6. Forneça uma lâmpada de calor para os pintinhos. Prenda a lâmpada na lateral da criadeira ou pendure acima do abrigo. Teste sua temperatura antes de colocar os pintinhos na criadeira e sob a lâmpada. Utilize o termômetro para garantir que a temperatura esteja entre 32 e 35 graus Celsius diretamente abaixo da fonte de calor. O abrigo deve estar disposto de forma que todos os pintinhos possam ficar sob a lâmpada e também se afastar do calor direto para se esfriar. Verifique a temperatura da lâmpada a cada poucas horas até saber que o calor fornecido está constante.

  7. Observe o comportamento dos seus pintinhos depois de colocá-los no abrigo. Talvez seja preciso ajustar a posição da lâmpada de calor, dependendo de como reagirem às temperaturas dentro da criadeira. Se os pintinhos piarem alto constantemente, talvez estejam com muito frio. Se evitarem ficar diretamente sob a lâmpada de calor, provavelmente estão superaquecidos e a temperatura da criadeira deve ser diminuída imediatamente para evitar prejudicá-los.

Dicas

  • Coloque o seu abrigo em uma área aproximadamente à temperatura ambiente. Evite áreas com correntes de ar. Mantenha a criadeira longe de outros animais e de crianças pequenas.

Aviso

  • Utilize comedouros e bebedouros especificamente projetados para pintinhos. Os comedouros são feitos para ajudar os pintinhos a evitar sujar a comida, e os bebedouros são projetados para evitar que eles se afoguem. Nunca use um bebedouro que não tenha sido projetado para pintinhos, pois eles podem cair e se afogar. Temperaturas extremas, principalmente as quentes, são fatais para os pintinhos. Sempre monitore o seu abrigo e as aves para evitar o superaquecimento.

O que você precisa

  • Recipiente de plástico transparente de 90 l
  • Detergente e água
  • Régua ou vara de medição
  • Estilete
  • Tela de galinheiro
  • Alicate para arame
  • Grampeador
  • Material de cama feito para pintinhos
  • Papéis toalha retalhados
  • Lâmpada de calor
  • Termômetro
  • Comedouro para pintinhos, alpiste e suplementos
  • Bebedouro para pintinhos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article