Como fazer abrigos subterrâneos com blocos de concreto

Escrito por david roberts | Traduzido por dyogo victor amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer abrigos subterrâneos com blocos de concreto
Blocos de concreto é um dos materiais usados para a construção de um abrigo subterrâneo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Abrigos subterrâneos são construídos como preparação para ataques nucleares, tornados e revoltas civis e, não regularmente, depósito de comida. Independente do motivo original para construir um abrigo, você o quer o mais forte possível quando ele estiver pronto. Estruturas de concreto são tipicamente muito duráveis. Um abrigo subterrâneo é protegido de ventos altos, projéteis que voam nesses ventos e em parte, dos efeitos da radiação. Infelizmente, eles são suscetíveis a enchentes e vazamentos se eles estiverem próximos a lençóis d'água

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Licenças
  • Enxada
  • Isolantes de umidade
  • Postes quadrados de 5 centímetros
  • Parafusos de 5 centímetros
  • Vergalhões
  • Cimento
  • Armação para portas
  • Argamassa
  • Spray para isolamento de umidade
  • Canos de PVC de 15 por 5 centímetros
  • Presilhas em "L"
  • Vigas de 10 por 10 centímetros de suporte para a altura do abrigo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Informe-se sobre os licenciamentos necessários para construir o seu abrigo. Ou você precisa de uma permissão ou isso não se aplica às leis da sua área. Alguns preferem sigilo ao construir um abrigo, para que a menor quantidade possível de pessoas saiba a respeito dele. Entretanto, ter as permissões certas vai facilitar vários aspectos da construção.

  2. 2

    Planeje a localização e o tamanho do abrigo. O ideal é que o abrigo esteja bem longe das árvores e prédios que podem entrar em colapso com a porta, tornando a saída impossível, mesmo quando o perigo já passou. O abrigo deve também ser construído perto o bastante para que todos na família possam chegar lá facilmente. A Agencia de Gestão de Emergências Federal (FEMA) recomenda que um abrigo tenha ao menos 3 metros de altura e comprimento, para que até 6 pessoas caibam confortavelmente. Planeje o tamanho do seu abrigo baseado no numero de pessoas que podem usá-lo.

  3. 3

    Escolha o método de construção subterrânea. O método mais direto envolve escavar a terra para fora em um padrão um pouco mais largo do que a estrutura vai ser. Esse método, entretanto, pode gerar dificuldades ao levar os materiais ao fundo do buraco para completar o projeto. Outro método envolve construir a estrutura em um vale natural dentro da sua propriedade, acima do solo e cobri-la com terra quando terminada. Esse método permite o acesso a cada muro e facilita o transporte de materiais de um abrigo a outro.

    Comece a construir

  1. 1

    Cave um buraco usando uma enxada. Faça um buraco que tenha ao menos 1 metro a mais do que o tamanho pretendido do abrigo. Você também deve deixá-lo uns 60 centímetros mais fundo do que a altura do abrigo. Isso vai permitir que se faça uma construção sólida da cobertura do teto consistindo de uma camada de concreto e uma camada de solo.

  2. 2

    Faça a armação do abrigo. A fundação deve ser 20 centímetros mais larga e longa do que as dimensões reais do abrigo. Coloque um isolante de umidade de 8 milímetros no fundo do buraco e construa a armação para a fundação em cima dessa barreira.

  3. 3

    Coloque um poste quadrado de 5 centímetros a cada 45 centímetros da largura e altura do abrigo. Use placas de 2 centímetros de compensado e prenda-as em cada poste usando parafusos auto-ajustáveis.

  4. 4

    Coloque vergalhões na fundação em um padrão de tabuleiro de damas. Finque os vergalhões no chão e prenda com um martelo para segurar.

  5. 5

    Chame um pedreiro profissional para acimentar a fundação. Um profissional em concreto será capaz de inspecionar a armação para verificar a força da fundação antes de aplicar o que vai ser a parte mais cara do seu abrigo. Deixe o cimento secar por uma semana, para que ele possa se ajustar à dilatação e contração natural ao cimento molhado, antes que os blocos de concreto sejam aplicados.

    Construindo os muros

  1. 1

    Instale a armação da porta que você vai usar no seu abrigo. Use pinos de concreto na fundação. Os blocos de concreto vão ficar presos ao redor da armação de madeira.

  2. 2

    Use uma espátula e espalhe argamassa nas extremidades da fundação. Pressione cada bloco no lugar em cada fileira. Uma fileira de blocos é chamada de "curso". Espalhe argamassa nos lados de cada bloco antes de adicionar outro bloco ao curso. Você também pode cambalear o padrão dos blocos porque você vai encher os espaços nos blocos com cimento para dar aos muros uma força adicional. Repita a colocação dos blocos até que o abrigo atinja a altura que você deseja. Permita que a argamassa segue por 3 dias.

  3. 3

    Aplique uma camada generosa de isolante de umidade do lado de fora dos muros. Deixe secar e repita o processo mais duas vezes.

  4. 4

    Encha os espaços vazios com concreto. Isso vai adicionar força aos muros.

  5. 5

    Pregue um cano de PVC em cada canto da edificação com presilhas de encanamento e parafusos de concreto. Cada cano deve ter 1 metros além do teto do abrigo quando ele for coberto, e pelo menos 1 metros a partir do teto do abrigo. Esses canos serão o sistema de ventilação do abrigo.

    Construindo o teto

  1. 1

    Prenda compensado de 2,5 centímetros ao topo do bloco de concreto usando parafusos de concreto. O compensado deve se estender por todo o abrigo.

  2. 2

    Prenda quatro vigas de suporte de 10 por 10 centímetros nos muros internos do abrigo próximos ao cano em cada canto. Use as presilhas em "L" no topo de cada viga, onde ele encontra o teto e parafuse as presilhas em cada buraco. Essas vigas de suporte deverão sair do chão até o teto de compensado de dentro do abrigo. Coloque mais três vigas de 10 por 10 centímetros no centro do abrigo, uma no muro direito, outra no esquerdo e a ultima exatamente no centro.

  3. 3

    Assente cada viga até que estejam niveladas. Mantenha-as no lugar usando as presilhas em L. Uma vez que a viga está assentada entre o chão e o teto, posicione uma presilha em L ao topo da viga e prenda-a ao teto, usando os parafusos auto-ajustáveis. A viga do dentro pode ser removida quando o teto de concreto estiver seco, ou mantida no lugar, se desejado.

  4. 4

    Coloque uma barreira de umidade, como você fez com a fundação, e coloque uma camada de 3,5 centímetros de concreto para o teto. Você pode contratar o profissional de concreto que você chamou para a fundação. Deixe o concreto secar por três dias. Seu abrigo, agora, está pronto pra uso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível