Como clarificar vinho turvo

Um vinho cristalino claro é o objetivo de todos os produtores

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Embora o objetivo de todo vinicultor caseiro seja produzir um vinho cristalino claro e cheio de sabor, um resultado turvo pode arruinar a aparência e às vezes até o gosto do produto final. Um vinho turvo pode ocorrer por várias razões, incluindo o método de preparação das uvas, a fabricação incorreta ou a contaminação dos equipamentos ou materiais. Há várias maneiras de clarificar um vinho turvo antes de descartá-lo que valem a pena serem testadas. A seguir estão os passos que os produtores caseiros podem seguir para clarificar um vinho turvo.

Step 1

Permita que o vinho clareie naturalmente, visto que esse método não afeta o sabor ou o equilíbrio químico. Leve-o para um ambiente mais frio, normalmente 12 °C abaixo da fermentação. O sedimento deve começar a assentar, caso contrário, adicione um pouco de vinho claro de uma safra anterior para acelerar o processo. Coloque o vinho em recipientes de fermentação limpos uma vez por mês durante seis meses até que ele fique claro. Alguns vinhos podem levar até um ano para clarificarem naturalmente.

Step 2

Use um agente clarificante, que está à venda em lojas de cerveja caseira. Prepare a clarificação de acordo com as instruções do fabricante e adicione ao vinho. Deixe repousar enquanto o sedimento assenta. Quando o vinho estiver claro, coloque-o em garrafas.

Step 3

Prepare um agente clarificante caseiro. Bata uma clara de ovo com 280 ml de vinho branco ou tinto e uma pitada de sal. Adicione ao vinho para clarificar até 38 litros.

Step 4

Adicione duas ou três gotas de leite ao vinho branco e deixe que se dissipe antes de guardá-lo em garrafas.

Step 5

Dissolva um pacote de gelatina em um pouco de água quente e adicione ao vinho tinto para ajudar na clarificação.

Step 6

Coloque um filtro de papel de vinicultor em um funil e despeje o vinho turvo através dele. Embora seja possível melhorar a claridade do vinho final, o sabor será afetado e, como o vinho está aberto, há o risco de oxidação. Portanto, a filtragem deve ser considerada como última opção.

eHow Brasil
×