Mais
×

Como abrir o arco quando estiver soldando

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A soldagem a arco é bastante utilizada em diversos setores da indústria, por causa da simplicidade e versatilidade dessa técnica. A parte mais difícil para um novo profissional nesse tipo soldagem é aprender como abrir um arco. A boa notícia é que uma vez que se aprende, torna-se algo comum.

Instruções

Como abrir um arco ao soldar
  1. Comece praticando como abrir cordões de solda em um pedaço de chapa de aço. Faça isso em duas chapas, em ambos os lados de cada uma delas. A soldagem a arco é um processo que envolve a prática. Você pode precisar gastar até 18 Kg de eletrodos para se tornar um soldador proficiente em abrir um arco.

  2. Posicione o eletrodo a aproximadamente 1,5 cm de distância da peça que você quer soldar e feche o protetor da sua máscara de solda. Encoste o eletrodo na peça e tire-o rapidamente. Esse é o método de toque.

  3. Bata o eletrodo contra a peça. Certifique-se de que o toque seja rápido para que a vareta de solda não fique agarrada na peça.

  4. Aumente a amperagem da máquina se a vareta de solda estiver esfriando e agarrando na peça de metal. Aumente-a de 10 em 10 até que o resfriamento cesse.

  5. Recue a vareta de solda aproximadamente apenas 0,5 cm. Essa é uma forma de evitar que o arco se feche depois de abri-lo.

  6. Se você ouvir um ruído de algo trincando. Isso é um indicativo de que o eletrodo está na posição correta. Já um estalo com faíscas significa que ele está muito longe. Se o eletrodo ficar muito perto, o arco começará a fechar e você ouvirá menos o ruído.

  7. Coloque o eletrodo de volta na poça de fusão se o arco fechar depois que você começar a soldagem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article