Como abrir um arquivo .wad

Escrito por andrew mikael | Traduzido por eduardo dall agnol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como abrir um arquivo .wad
Descubra como abrir um arquivo .wad (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Informações armazenadas em WAD guardam arquivos como dos jogos "Doom", "Doom 2" e outros jogos de computador que usam o Doom Engine. Eles vêm em duas variedades: IWAD e PWAD, embora a extensão do arquivo seja a mesma para cada um. IWADs armazenam os dados para um jogo inteiro, enquanto os PWADs guardam informações que se completam, geralmente sob a forma de níveis novos do jogo ou outros modificadores. Usar arquivos WAD requer uma cópia original do jogo com Doom Engine ou com uma porta de origem Doom. Abrir um arquivo PWAD requer a execução de um arquivo IWAD compatível simultaneamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Faça o download ou instale o arquivo IWAD. Arquivos IWAD específicos para jogos são adquiridos em cópias de "Doom", "Doom2", "Hexen", "Heretic", "Strife" e "Chex Quest", e além disso dois IWADs distintos vêm com uma expansão de "Doom 2", o "Final Doom". A Id Software vende cópias para download de muitos desses jogos e alguns estão disponíveis para modo online através da desenvolvedora Steam. O site FreeDoom IWAD permite o download gratuito possibilitando que os jogadores executem jogos IWAD sem ter de comprar o Doom. Os arquivos WAD são os arquivos referentes aos jogos em seu diretório e normalmente é nomeado com o respectivo nome do jogo, como em "Hexen.wad" ou "Doom2.wad".

  2. 2

    Baixe um ambiente compatível com o WAD. Jogos com o Doom Engine foram originalmente criados para serem executados no antigo sistema operacional DOS. Se você não tem DOS, pode executar um ambiente DOS, como o DOSBox ou VirtualBox. Algumas versões do software Doom Engine, tais como os adquiridos via Steam, vem com versões pré-configuradas de um ambiente DOS. Se quer uma experiência mais moderna, portas Doom podem ser baixadas gratuitamente e muitas vezes oferecem a compatibilidade com a maioria dos jogos com Doom Engine para uso nativo no Windows e outros sistemas operacionais mais recentes. Portas-fonte populares incluem: ZDoom, GZDoom, Skulltag e Vavoom.

  3. 3

    Baixe todos os arquivos PWAD desejados. Os arquivos PWAD adicionam novos conteúdos para jogos com Doom Engine, muitas vezes com níveis personalizados, sons, armas e outros recursos. Arquivos PWAD são criados para uso em um jogo de Doom Engine específico e somente funcionará quando executado em conjunto com o arquivo IWAD correspondente. Um jogo de Doom Engine que esteja inalterado não necessita de quaisquer arquivos PWAD. Muitos arquivos PWAD possuem download gratuito a partir de sites de fóruns como o Doom Wad Station e o PlanetDoom. Conteúdos adicionais como o Master Levels para "Doom 2" também incluem arquivos PWAD.

  4. 4

    Execute o ambiente para o Doom e escolha um arquivo IWAD. Algumas versões de portas irão pedir-lhe para escolher um arquivo IWAD armazenado na inicialização ou você pode arrastar o arquivo WAD desejado sobre o ícone executável para abrir o programa com esse arquivo. Isso abrirá o arquivo e permitirá jogar o jogo sem modificações. Se quiser incluir todos os arquivos PWAD na aplicação, poderá selecioná-los no menu de configuração da fonte de origem ou arrastá-los sobre o executável junto com o IWAD. Consulte as instruções do ambiente Doom para obter instruções específicas sobre o uso de PWAD.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível