Como abrir uma pequena padaria em casa

Escrito por caryn kelly | Traduzido por jesse mourao
Como abrir uma pequena padaria em casa
Abra uma padaria em casa e venda seus produtos de panificação (cream cake and fruit cake image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Se você gosta de cozinhar e pretende lucrar com a receita secreta da avó, então uma padaria em casa poderia ser um bom negócio, desde que a sua cozinha seja grande o suficiente e seu forno esteja em boas condições. Embora fabricar e vender produtos em casa pareça ser um empreendimento rentável, você tem que seguir todas as regulamentações, ter uma política de responsabilidade civil e trabalhar em torno das necessidades da sua família, antes de poder sequer pensar em vender seus bolos ou biscoitos para o público em geral.

Instruções

  1. 1

    Avalie o tamanho de sua cozinha e descubra se você tem espaço suficiente para abrir uma pequena padaria. Verifique com o seu departamento de saúde local ou agência de licenciamento para determinar se conseguirá permissão para abrir uma padaria em sua casa, e então conheça e siga todas as exigências rigorosas.

  2. 2

    Consiga uma licença de negócio, uma certificação de manipulação de alimentos, um CNPJ e uma apólice de seguro de responsabilidade civil. Os departamentos de saúde locais exigem que sua cozinha seja inspecionada e comercialmente certificada antes de você poder vender os produtos de panificação, mesmo que isso signifique ampliar o seu espaço da cozinha para atender às leis locais.

  3. 3

    Limpe um closet interno ou uma despensa para guardar seus suprimentos e ingredientes. Encontre um atacadista respeitável e considere a compra de farinha, açúcar e outros materiais -- e até mesmo a embalagem dos suprimentos -- a granel para economizar dinheiro. Seu armário de armazenamento deve ser mantido a uma temperatura baixa para preservar os produtos secos, impedindo que estraguem rapidamente.

  4. 4

    Abasteça sua cozinha com equipamentos necessários, como uma batedeira de bancada, copos e colheres de medição, muitas tigelas, uma balança de cozinha e cronômetro, rolos, e quaisquer outros instrumentos e ferramentas de que você precisa para fabricar seus produtos de panificação.

  5. 5

    Observe a concorrência. Visite padarias em sua área e observe suas especialidades. Considere um nicho que seja um pouco diferente do que é oferecido pela concorrência, como bolos de casamento, biscoitos ou pães recém-assados. Decida quem serão seus clientes -- restaurantes, mercados de agricultores, fornecedores ou lojas de café -- e converse e aperte as mãos de proprietários pessoalmente para angariar negócios.

  6. 6

    Faça uma lista de todas as despesas constantes -- tais como serviços e publicidade; e as permanentes -- como novos equipamentos -- para determinar se sua padaria tem um potencial de geração de lucro a longo prazo. Decida o preço de seus produtos de panificação, calculando todos os processos e produtos envolvidos, as embalagens e um pequeno salário para si mesmo, de modo que você tenha um lucro razoável em todos os lotes vendidos.

  7. 7

    Tenha uma linha telefônica funcionando e uma secretária eletrônica instalada para o seu negócio da padaria, para que você não perca nenhuma proposta ou pedido. Decida seu horário de trabalho e esteja preparado para fabricar os produtos sem se preocupar com o relógio, até que o negócio esteja instalado e funcionando. Contrate um vizinho ou amigo para ajudar, se ficar muito ocupado para gerenciar o tudo sozinho.

Dicas & Advertências

  • Considere alugar um espaço comercial para sua padaria se as leis locais não permitirem a instalação do negócio em sua casa.
  • Crie um site e ofereça seus produtos de panificação para venda no mundo inteiro.
  • Muitos departamentos de saúde estaduais não permitem padarias em casa.
  • Espere que o departamento de saúde faça inspeções aleatórias e frequentes em seu negócio em casa.
  • Entenda que, mesmo que sua cozinha possa ser invadida pela família e outras distrações, ela será agora um espaço de negócios.