Saúde

Abscesso no rosto de um gato

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por andressa v. da nobrega
Abscesso no rosto de um gato

Leve seu gato ao veterinário para tratar o abscesso

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Se seu gato está com um inchaço em sua bochecha, pode ser um abscesso devido a uma lesão ou problema dental. Se você tocar a área, vai senti-la um pouco quente, e o gato pode mostrar algum desconforto. O problema requer cuidados veterinários para que seja eliminado, proporcionando alívio a seu animalzinho.

Outras pessoas estão lendo

Como identificar

Um abscesso é uma bolsa cheia de pus causada pela proliferação de bactérias, parasitas ou matéria estranha sob a pele do gato, de acordo com o site PetPlace.com. Sinais de um abscesso incluem inchaço e vermelhidão, febre e redução do apetite. Um ferimento, como uma mordida de um outro gato, ou um dente infeccionado, pode provocar o problema. As células brancas do sangue do gato reagem às bactérias ou outra matéria estranha, e se acumulam na área, enchendo a bolsa até que ela se rompa e o pus seja expelido.

Diagnóstico

Para tratar um abscesso, leve seu gato ao veterinário para um diagnóstico correto, já que o inchaço também pode ser causado por um tumor, cisto, hematoma ou mordida de inseto, de acordo com o site Pawprints & Purrs. O veterinário vai examinar a área, possivelmente retirando fluido do abscesso com uma agulha fina, para examiná-lo. Ele vai averiguar a boca do gato por sinais de um abscesso sob um dos dentes. Em alguns casos, realizará testes de sangue para saber se há outras doenças envolvidas que possam predispor o gato a um abscesso, como leucemia felina ou o vírus da imunodeficiência.

Tratamento

O veterinário vai tratar o abscesso drenando o pus para ajudar a limpar a infecção. Ele dará uma anestesia ao gato e fará uma incisão no abscesso ou pode inserir um dreno cirúrgico; das duas formas, a ferida é deixada aberta, para a que o dreno ou incisão possam secar a lesão. No caso de um abscesso dentário, ele também vai remover o dente após drenar o pus. Após o procedimento, seu gato vai precisar tomar analgésicos e antibióticos para eliminar bactérias, como recomendado pelo seu médico, por entre sete a dez dias, de acordo com o site Vetbase.

Advertências e prevenção

Enquanto a ferida estiver sendo drenada, evite que seu gato a coce, usando um colar elizabetano. À medida que a infecção é eliminada, a ferida fecha e começa a curar, e o veterinário vai remover o dreno. Mantenha seu gato dentro de casa para evitar lesões causadas por brigas com outros gatos, que podem levar a novas feridas. Castre seu bichinho para reduzir brigas em casa com vários gatos, de acordo com a recomendação da ASPCA. Leve seu felino para ter os dentes analisados e limpos por um veterinário durante seu check-up anual, para evitar problemas dentários.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media