Abscessos dentais e nevralgia do nervo trigêmeo

Escrito por lisa wampler | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Um dente que infeccionado é chamado de abscesso dental e normalmente é resultado de uma doença que atinge a gengiva ou de cáries, quando a infecção acontece profundamente na gengiva ou no dente. Quando existe uma infecção grave o suficiente para irritar o nervo trigêmeo, uma dor muito forte pode ocorrer. Muitas vezes ela é descrita como pontadas e, em alguns casos, a sensação de "alfinetes e agulhas" que de repente se transforma em uma sensação parecida com a de um choque elétrico.

Outras pessoas estão lendo

Nervo trigêmeo

O nervo trigêmeo é um grande nervo encontrado na cabeça que é responsável por enviar impulsos das sensações, como toques, dor e pressão, sentidos pelo rosto ao cérebro. As áreas do rosto incluem a testa, em volta dos olhos, a mandíbula e as gengivas. Esse nervo se separa em três ramos diferentes, por isso as sensações podem ser sentidas em um lado inteiro do rosto. A dor é chamada de nevralgia do nervo trigêmeo, também conhecida como tique doloroso. Quando a dor de um abscesso dental está presente, o nervo trigêmeo envia impulsos de dor ao cérebro.

Sintomas de abscessos dentais

A cárie, doenças na gengiva ou trauma no dente podem causar uma infecção. Se ela não for tratada, as bactérias podem alcançar o centro do dente, conhecido como a polpa. Um sintoma comum de um abscesso dental é a dor de dente extrema. No entanto, outros sintomas, como febre, vermelhidão ou inchaço das gengivas, dor ou desconforto ao mastigar e mal-estar também podem ser apresentados. Se um abscesso dental não for tratado, a infecção pode continuar a se espalhar até o osso da mandíbula, áreas com tecidos macios e cavidades dos seios nasais.

Diagnóstico

Se você acha que em tem um abscesso dental, sua primeira atitude deve ser ligar para seu dentista e marcar uma consulta imediata. Ele verificará o dente com um instrumento dental e isso pode causar um pouco de dor. Se ele perceber que suas gengivas estão inchadas e vermelhas, pode suspeitar de um abscesso dental. Raios-X do dente também podem ser feitos.

Tratamento

O objetivo do tratamento é evitar a perda do dente. Para curar a infecção, pode ser necessário drená-la, o que é feito junto do tratamento de canal. Às vezes uma pequena incisão é feita na gengiva para permitir que a infecção seja drenada. Infelizmente, se o dano for muito grave, o dente pode precisar ser extraído. Antibióticos são prescritos frequentemente para lutar contra a infecção.

Prevenção

Para evitar um abscesso dental, você deve seguir a higiene bucal básica: escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente e se certificar de ir ao dentista regularmente. Se sofrer qualquer trauma em seus dentes, procure um dentista imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível