Abuse do vermelho ao decorar a sua casa

Escrito por claire harlin | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Realce seus ambientes com a cor do amor

Abuse do vermelho ao decorar a sua casa
A cor vermelha causa estímulos intensos, portanto, tenha cuidado ao usá-la (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Você deve criar um fluxo. Você pode pintar a placa do piso com a mesma cor da parede. Alguns designers pintam a guarnição de uma cor mais clara do que a cor da parede.

— Katherine Fern, instrutora do curso de extensão de design de interiores da UCLA

Se há uma cor que transmite poder, amor, emoção e imaginação — uma cor que pode realmente impressionar, essa cor é o vermelho. A cor vermelha pode ser feminina ou masculina e funciona em ambientes de qualquer tamanho ou para qualquer finalidade. Estudos têm mostrado, no entanto, que a presença de vermelho também pode aumentar as batidas do coração e elevar a pressão arterial. Como a cor vermelha causa estímulos intensos — positivos e negativos —, você deve ter cuidado ao usá-la em casa. Com algumas restrições e uma boa edição, entretanto, não será difícil ousar ao utilizar a cor vermelha.

Vivendo com o vermelho

Você pode pintar todas as suas paredes para obter um toque dramático ou adicionar toques de vermelho para explosões de exuberância. A cor vermelha é uma cor glamorosa, que sempre transmite uma mensagem em doses pequenas ou grandes. Katherine Fern, instrutora de design de interiores para a extensão da UCLA, afirma que há apenas alguns projetos em que ela não tenha usado vermelho de alguma forma e que há diversos matizes e tons diferentes. "Vermelho significa 'parar'", disse. Assim, para manter o olho em movimento em um quarto, ela incorpora vermelho em uma paleta de outras cores, em oposição a pintar uma parede de vermelho e deixar as outras brancas.

Fern sugere não deixar a guarnição branca se uma parede for pintada de vermelho. "Vermelho e branco podem fazer um ambiente ficar com a cara do Papai Noel", diz. "Você deve criar um fluxo. Eu geralmente pinto o piso da mesma cor que a parede, e alguns designers pintam a guarnição de uma cor mais clara que a cor da parede".

A continuidade da sala para o quarto é importante, diz Fern. Se uma parede vermelha pode ser vista de outras salas, você deve avaliar todas as vistas da parede. Por exemplo, se você a vê através da entrada de uma sala diferente, certifique-se de que a porta possua uma cor complementar. Fern afirma que dourado, turquesa e verde-azulado funcionam bem com vermelho. "Pense em termos de uma paleta de cores e trabalhe com uma paleta inteira", diz a instrutora. "Talvez tons de terra com vermelho, por exemplo".

"O trabalho árduo é a chave para obter a cor certa, portanto, vá além de simplesmente escolher fichas de cores na loja de tintas", Fern aconselha. Para se ter uma ideia de como uma cor vai funcionar em um ambiente em todas as horas do dia, pinte parte de uma parede ou uma placa de espuma e coloque-a contra a parede e, em seguida, mova se necessário.

"Às vezes, a cor fica ótima na luz solar, mas perde sua emoção à noite", diz Fern. "Olhe-a sob condições variáveis. Se você tem peças importantes em sua casa e está inserindo cor ao redor, veja como ela combina com aquelas peças".

Refeições animadas: vermelho na cozinha e na sala de jantar

O uso do vermelho em uma cozinha promove apetite, sensualidade e criatividade, de acordo com a designer de interiores de Los Angeles Jonona Amor, proprietária e principal designer da Jonamor Decor.

"Há diversas maneiras para trazer à tona o seu lado chef usando essa cor estimulante", disse Amor, que tem sido destaque no jornal Los Angeles Times e na revista de decoração de interiores Angeleno pelo seu trabalho arrojado e de inspiração retrô. Entre os destinos mais populares para a cor vermelha, disse ela, estão armários e superfícies para pia e fogão. O vermelho combina bem com cores neutras comuns para cozinhas, tais como o marrom de pisos de madeira ou mesa. Vermelho também combina bem com aparelhos de aço inoxidável ou bancadas de granito. Aparelhos de inspiração retrô, como micro-ondas e batedeiras, são maneiras fáceis de adicionar glamour.

Fern ousadamente incorporou em sua própria cozinha uma mistura de azulejos vermelhos. "Comprei um apartamento e fiz muitos trabalhos nele, mas queria usar o espaço por um tempo antes de decidir o que fazer com a cozinha". "O chão da cozinha estava desgastado e difícil de ser limpo, assim, os azulejos foram um truque temporário". Ela disse que é fácil manter a aparência nova dos azulejos baratos. "Se você manchá-los, pode pegar um e lavá-lo", disse ela. "Se não sair, você pode substituí-lo". Como esses azulejos são removíveis, eles servem como uma boa maneira de se obter a sensação de cor em uma sala antes de adotar um compromisso muito maior de colocar o azulejo ou instalar tapetes definitivos.

"A cor vermelha na sala de jantar deixa tudo com um gosto melhor", afirma Judith Corona, que ensinou a teoria da cor e sua aplicação na UCLA por mais de 30 anos. Se você não tiver certeza de que as cadeiras de sua sala de jantar vão combinar com essa decoração, tente drapejar o tecido sobre uma cadeira ou duas e deixe a cor de estofamento se estabelecer no ambiente por uma semana. Se sua mesa acomoda mais de quatro pessoas, mudar todas as suas cadeiras de estofamento pode ser demais; em vez disso, um toque agradável pode ser uma cadeira vermelha colocada em cada extremidade da mesa, com um vaso vermelho ou flores como uma peça central. Amor sugere que a sala de jantar é um bom lugar para experimentar novas cores, pois menos tempo é gasto lá do que, digamos, no quarto de dormir ou na sala de TV — ou seja, você já pode começar a fazer escolhas mais ousadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível