Mais
×

Como fazer um acabamento acetinado em granito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Acetinado é um dos três tipos de acabamentos que você pode escolher quando chega a hora de escolher o granito. Um acabamento acetinado produz um efeito fosco - com um leve brilho - e é não-reflexivo. Uma de suas vantagens é que você não pode ver resíduo e marcas de dedo e mãos da maneira que pode com granito polido, o que, por sua vez, preserva a aparência limpa da pedra. Se já tiver um pedaço natural do granito, é possível criar o acabamento acetinado você mesmo.

Instruções

Acabamento acetinado fica entre o opaco e o brilhoso (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Use a tesoura para cortar os sacos de lixo de forma que possa abri-los e deixá-los retos na junção. Ponha-os por toda a mesa de trabalho que usará para o projeto. Cubra todos os pontos para que forneçam uma barreira impermeável. Coloque o granito em cima dos sacos de lixo.

  2. Encha um balde com água. Despeje um pouco de água sobre o granito - o suficiente para molhar sua superfície, mas não tanto para ficar encharcado. A quantidade de água que você derrama é determinada pelo tamanho da laje de granito.

  3. Anexe um disco de lixa de grão 100 a uma lixadeira elétrica de 15 cm. Quando trata-se de acabamento em granito, uma lixa grossa produz uma textura mais fosca, ao passo que uma mais fina cria uma aparência mais polida e reflexiva. Como o acabamento acetinado é mais fosco do que brilhante, o grão 100 é o apropriado para iniciar esse projeto.

  4. Ligue a lixadeira elétrica e lixe a superfície do granito. Trabalhe de cima para baixo e da esquerda para a direita, mantendo as direções uniformes para evitar listras. Ao chegar no final, despeje mais água na superfície. Isso limpará a poeira e o resíduo deixado pelo lixamento, assim como reveste e satura o granito, preparando-o para a próxima etapa.

  5. Retire o disco de lixa de grão 100 e coloque o de 500. Este produz um acabamento mais fino, o qual, quando se adiciona em cima do acabamento fosco, cria o aspecto acetinado desejável. Com ele ainda molhado, lixe o granito, de cima a baixo e da esquerda para a direita.

  6. Lave a superfície do granito com mais água. A combinação de água com o pó da lixa produz uma substância leitosa, o que tem de ser lavado. Seque com toalhas.

Dicas

  • Use roupas de proteção, como uma blusa, avental ou uniforme, que não se importe de sujar.
  • Use óculos de segurança ao usar uma lixadeira elétrica para proteger os olhos da poeira e detritos.

O que você precisa

  • Mesa de trabalho
  • Sacos de lixo
  • Tesoura
  • Água
  • Balde
  • Lixadeira elétrica de 15 cm
  • Disco de lixa de grão 100, à prova d'água
  • Disco de lixa de grão 500, à prova d'água
  • Toalhas secas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article