×
Loading ...

Como fazer um acabamento com franja para uma toalha de mesa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você fez uma toalha de mesa mas as extremidades continuam inacabadas, é possível completar o seu projeto adicionando franjas em todas elas. As franjas são vendidas em lojas de costura e possuem uma grande variedade de estilos e tamanhos. Após terminar a sua toalha de mesa, você poderá adicionar franjas a todos os tipos de itens de sua casa, como guardanapos para combinar com a mesa ou almofadas, fronhas, tapetes e até mesmo roupas.

Instruções

Adicione franjas decorativas ao redor de sua toalha de mesa para criar um acabamento nas extremidades (Drops of water on a fringe of a umbrella image by Rey Kamensky from Fotolia.com)
  1. Meça o comprimento de todos os lados da toalha de mesa e some-os para obter o comprimento total. Corte a franja decorativa de modo que ela corresponda ao tamanho da toalha mais 5 cm.

    Loading...
  2. Cubra as extremidades da franja decorativa com a fita adesiva transparente para impedir que elas se enrolem.

  3. Estique a sua toalha de mesa sobre a superfície de trabalho. Alinhe as extremidades dela com a franja que você acabou de cortar, sobrepondo de 1,5 a 2,5 cm das bordas da toalha sem acabamento, dependendo da altura de sua franja decorativa. Vire o material nas extremidades para criar uma borda sem costura.

  4. Prenda a franja na toalha de mesa utilizando alfinetes. Dobre as extremidades dela para dentro, de modo que as bordas desgastadas fiquem escondidas, e então prenda-as com alfinetes também.

  5. Configure a sua máquina para fazer um ponto simples, usando o método apropriado para realizar essa ação. Costure a franja diretamente sobre a toalha de mesa para criar o acabamento.

Loading...

O que você precisa

  • Toalha de mesa
  • Franja decorativa
  • Fita métrica
  • Tesoura para tecido
  • Fita adesiva transparente
  • Alfinetes
  • Máquina de costura com agulha tamanho 16
  • Linha que combine com a franja

Referências

Loading ...
Loading ...