×
Loading ...

Como fazer o acabamento de madeira com goma-laca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A goma-laca é uma resina natural produzida por um inseto que vive em árvores, principalmente na Índia. Ela tem sido usada há séculos como acabamento de madeira quando dissolvida em álcool isopropílico. A goma-laca é natural e não-tóxica, e não produz muitos gases desagradáveis. O acabamento de madeira com laca pode ser feito seguindo estes procedimentos básicos.

Instruções

Acabamento de madeira (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Compre a goma-laca. Existem dois tipos: branca e laranja. A branca é usada para madeiras claras, e a laranja, em madeiras mais escuras. Você pode comprá-la pré-misturada ou em flocos para misturar com álcool. A pré-misturada é definitivamente mais simples de usar se você for iniciante.

    Loading...
  2. Certifique-se de que a madeira a receber o acabamento esteja lixada, limpa e sem poeira. Limpe-a com um tecido aderente.

  3. Use um pincel de 5 ou 7,5 cm para aplicar a goma-laca na direção do grão da madeira, com movimentos longos e suaves.

  4. Limpe a madeira na direção do grão com um pano limpo e sem fiapos embebido em um pouco de goma-laca. Faça isso após ter aplicado a goma-laca com o pincel. Pare quando a madeira estiver uniformemente revestida e as marcas das pinceladas tiverem sido removidas.

  5. Deixe o acabamento secar por quatro horas, e então lixe a madeira levemente com uma lixa fina. Limpe a superfície com um tecido aderente.

  6. Retoque a madeira novamente. Continue aplicando camadas até obter a aparência desejada. Você terá que aplicar o acabamento pelo menos quatro ou cinco vezes. Deixe a última camada de goma-laca endurecer por 48 horas.

  7. Esfregue a madeira com uma lã de aço de grau 0000 até que o brilho seja removido. Aguarde 48 horas, remova qualquer poeira com um tecido aderente e lustre a madeira com cera em pasta e um pano limpo sem fiapos.

Loading...

Dicas

  • A goma-laca não é muito durável ou resistente à água, por isso não deve ser usada em superfícies que recebam uma grande quantidade de tráfego ou que se molhem.
  • Arranhões em acabamentos de madeira com goma-laca podem ser facilmente consertados com uma leve lixada e algumas demãos de goma-laca. Pequenos arranhões e descolorações muitas vezes podem ser reparados ao esfregar a área suavemente com um pano embebido em um pouco de álcool desnaturado.
  • Se você mesmo for misturar a goma-laca, faça apenas a quantidade necessária para o seu projeto, pois este produto não tem uma vida útil muito longa.

O que você precisa

  • Goma-laca
  • Pincel de tinta
  • Lixa
  • Tecido aderente
  • Panos sem fiapo, limpos
  • Cera em pasta
  • Lã de aço
Loading ...
Loading ...