×
Loading ...

Como fazer acabamento de parede imitando lambril

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os lambris são um recurso de decoração usado em muitas casas. Tradicionalmente, os lambris são feitos de painéis de madeira que cobrem a metade inferior da parede. Porém, muitas pessoas pessoas encontraram uma maneira de criar o visual do lambril por um custo mais baixo. Simplesmente criar molduras com moldes na parede dará o efeito de acabamento de alta qualidade.

Instruções

Crie lambris para as paredes com moldes (Andrea Morini/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça as paredes com a fita métrica. Estas medidas serão usadas para saber quanta moldura guarda-parede você vai precisar.

    Loading...
  2. Meça aproximadamente 80 cm a partir do chão e marque com um lápis. Contorne as paredes da sala nesta medida com um lápis ou giz de linha. Esta é a medida padrão para a maioria das molduras guarda-cadeira. Porém, se você já tiver em sua casa uma moldura dessas, deve levar em conta a altura em que ela está e seguir no mesmo padrão.

  3. Prepare os moldes de moldura guarda-parede e de quadros de lambril com a base látex e uma brocha. Assim que secar, aplique tinta látex aos moldes. Deixe os moldes secarem completamente.

  4. Use as medidas da parede para cortar o molde de guarda-parede no comprimento correto. Use a serra de esquadria neste corte. Ajuste-a para o ângulo de 45 graus para fazer os cortes dos cantos. As partes do molde que encontrarem com batentes de porta ou janela devem ser cortadas a um ângulo de 90 graus para que fiquem planas em relação a estas elevações.

  5. Pregue a moldura guarda-cadeira com o pregador pneumático. Preencha os furos dos pregos com massa de madeira e retoque a tinta, se necessário.

  6. Crie um diagrama da parede em um papel para definir o tamanho e formato dos quadros de lambril. Se as paredes de sua sala forem aproximadamente do mesmo comprimento e largura, você poderá fazer todos os quadros do mesmo tamanho. Porém, é mais provável que você precise fazer ajustes pequenos em cada parede. Decida qual o tamanho aproximado dos quadros, a que distância eles ficarão uns dos outros e quantos serão necessários em cada parede. Depois será possível ajustar a largura dos quadros que vão ser colocados. Alguns quadros podem ser ligeiramente mais largos que outros para ficarem bem colocados em cada parede, desde que a diferença não passe de poucos centímetros, para que não seja notada. Os quadros também deverão ser centralizados na parte inferior da parede, abaixo do guarda-parede. A distância do chão para o quadro e do quadro para a moldura guarda-parede deve ser proporcional, não importando a altura da parede.

  7. Corte o molde do menor quadro de lambril. Faça cada canto dos quadros ajustando a serra para um ângulo de 45 graus.

  8. Pregue os quadros de lambril nas paredes com o pregador pneumático. Antes de pregar, certifique-se de que cada peça esteja nivelada ou prumada usando o nível.

  9. Preencha os furos dos pregos com massa e retoque a tinta.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lápis
  • Giz de linha
  • Molde de moldura guarda-parede
  • Molde de quadro de lambril
  • Base látex
  • Brocha
  • Tinta látex
  • Serra de esquadria
  • Pregador pneumático
  • Massa para madeira
  • Papel
  • Nível

Referências

Loading ...
Loading ...