O que fazer para acabar com acúmulo de líquido no joelho

Escrito por meggie hardy | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer para acabar com acúmulo de líquido no joelho
Homem andando na praia (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A Mayo Clinic caracteriza o acúmulo de líquido no joelho como uma doença comumente chamada de "água no joelho". Outras doenças ou até ferimentos podem causar o acúmulo de líquido no joelho, e o tratamento será escolhido de acordo com a causa. Enquanto alguns casos podem ser complicados e necessitarem de cirurgia, outros podem ser simples. Descanso, medicação anti-inflamatória, analgésicos e gelo são os métodos mais prescritos de tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Determinando a causa

A causa mais comum para acúmulo de fluido no joelho é a osteoartrite, uma doença degenerativa que destrói a cartilagem das articulações. Outras causas são: artrite reumatoide, infecções, bursite da rótula, cistos, tumores, problemas no ligamento e no menisco, fraturas, ferimentos, gota e pseudo-gota. Cada uma dessas condições dita um tratamento específico.

O seu médico poderá fazer um teste para determinar a causa do acúmulo de fluido. Uma ressonância magnética irá detectar anormalidade nos ossos, assim como ferimentos nos tecidos macios (ligamentos, tendões e cartilagens destruídas). Um raio-x poderá ser pedido se houver suspeita de fratura.

A cirurgia artroscópica do joelho é, ao mesmo tempo, um procedimento de diagnóstico e tratamento; um artroscópico é uma ferramento que consegue olhar dentro do joelho avaliar os ferimentos e, juntamente, fazer reparos.

Outros testes incluem aspiração - remover o fluído para avaliar o ácido úrico e bacterias - e testes sanguíneos. Se cristais de cálcio forem encontrados no fluido, o seu médico irá checar se os seus rins estão funcionando corretamente.

O que fazer para acabar com acúmulo de líquido no joelho
Raio-x do joelho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tratamento

Os tratamentos variam de simples remédios caseiros a complexos procedimentos médicos. Eles podem incluir remédios prescritos, injeções de cortisona e o menos comum e mais extremo tratamento, a cirurgia de substituição do joelho.

O mais importante fator para tratar efetivamente o acúmulo de líquido no joelho é determinar a causa. Por exemplo, se o acúmulo é devido a uma infecção, ela pode se espalhar para o osso; então, antibióticos serão necessários para tratá-la.

O seu médico poderá prescrever também sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos que fornecem suporte as articulações do joelho.

Quando ferimentos simples causam o acúmulo, remédios caseiros geralmente são tudo o que é necessário para curá-lo. Evite levantar peso quando o joelho estiver inchado. Coloque gelo no joelho por 15 a 20 minutos a cada duas horas a quatro horas, além de elevar o joelho, para que ele descanse acima da altura do coração.

Analgésicos que podem ser comprados sem receita médica são eficazes para diminuir a dor e também ajudam a diminuir o inchaço.

Use uma joelheira para manter o joelho estável e reduzir a dor associada ao acúmulo de líquido. Movimentos repetitivos podem agravar o ferimento.

O que fazer para acabar com acúmulo de líquido no joelho
Homem fazendo fisioterapia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Prevenção

Quando o seu joelho começar a melhorar e o inchaço diminuir, terapia preventiva pode evitar que a doença aconteça novamente. Se os seus músculos são fracos, o seu joelho absorve a maior parte do impacto. Fortalecer estes músculos ajudarão o joelho a absorver o choque do seu peso, reduzindo o risco de danos e inibindo a recorrência do acúmulo de fluído.

Se você está pesando mais do que o seu corpo aguenta, uma dieta balanceada e um programa de exercícios ajudarão a reduzir o seu peso, mantendo os seus joelhos saudáveis e menos suscetíveis a danos e doenças.

Você deve sempre se consultar com o seu médico para obter diagnóstico apropriado antes de se auto medicar ou começar qualquer forma de tratamento.

O que fazer para acabar com acúmulo de líquido no joelho
Mulher amarrando os sapatos (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível