Mais
×

Como acabar com a giárdia

Atualizado em 18 julho, 2017

Se você está sofrendo com os sintomas infecção da giardia, existem muitos métodos efetivos e tratamentos que podem ser feitos em casa. Este parasita é transmito através de alimentos e água contaminados, e também contato com outras pessoas infectadas, resultando em uma infecção no intestino delgado. Os sintomas são diarreia, náuseas, febre, inchaço abdominal e flatulência.

Instruções

A giardia pode ser transmita através de alimentos e água contaminados (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Ingira muito líquido para evitar a desidratação. Beba água, isotônico e sucos de frutas ao longo do dia. Se você não está conseguindo ingerir líquidos tente chupar cubos de gelo. Evite bebidas contendo cafeína e álcool, já que eles vão incentivar a perda de líquido. Segundo o site eMedicine, consuma apenas alimentos leves como batatas, macarrão, vegetais cozidos e pães até suas fezes ficarem mais consistentes.

  2. Tome suplementos de probióticos ou alimentos integrais. Os probióticos são bactérias benéficas para a saúde e ajudam na luta contra a giárdia através de uma variedade de organismos . Segundo um artigo " Revisão da medicina alternativa" publicado em 2003, do autor Jason Hawrelak no estado da Dakota do Nortes nos Estados Unidos, os probióticos reduzem diretamente o crescimento da giárdia através da competição com os receptores celulares, competindo por nutrientes do corpo e estimulando o sistema imunológico contra a giárdia. Tome os probióticos na forma de suplementos ou alimentos como iogurte, leite fermentado e repolho.

  3. Tome remédios a base de berberina. A bérberis tem um sabor amargo e possui um antiparasitário que pode ser encontrado em ervas como a goldenseal e bérberis indiana. A substância química primária encontrada nessas duas ervas têm sido objeto de grande estudo cientifico por suas propriedades antibióticas. Segundo o estudo "Anais da Medicina Tropica e Parasitologia", publicado em 1991, a berberina foi significantemente efetiva na redução do crescimento de vários parasitas, dentre eles a giárdia. Obtenha o extrato natural de berberina através de plantas medicinais como goldenseal e bérberis.

  4. Coma alho todos os dias. Um estudo publicado em " O Jornal da Sociedade Egípcia de Parasitologia " em 1991, pesquisadores descobriram que alho cru foi um tratamento efetivo para crianças com giárdia. Comer o alho duas vezes por dia antes das refeições reduz significantemente a duração da doença e reduz os sintomas. Cozinhar o alho destrói os componentes ativos, então consuma o alho fresco ou compre suplemento de alho.

Dicas

  • Quando viajar para outros países que tenham risco de diarreia, para sua segurança compre probióticos.
  • Beba chá de gengibre para reduzir a náusea e o vômito.
  • Tome suplementos de vitamina B6 para reduzir a náusea e o vômito.

Aviso

  • Se os sintomas persistirem, você apresentar sangue nas fezes, a temperatura corporal subir mais que 38°C, tiver muita dor abdominal ou desidratação, consulte um médico e vá ao atendimento de emergência. Existem muitos remédios prescritos como loperamida, que podem ajudar no combate da giárdia e reduzir os sintomas.
  • Tenha uma boa higiene para prevenir a transmissão da giárdia para outra pessoa.

O que você precisa

  • Isotônico
  • Suco de frutas
  • Cubos de gelo
  • Goldenseal
  • Bérberis
  • Alho
  • Probióticos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article