×
Loading ...

Como acabar com vespas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As vespas são um incômodo que pode se tornar perigoso, especialmente em torno de crianças pequenas e animais de estimação. De acordo com o New York City Environmental Health Services, existem dois tipos de vespas: as sociais e as solitárias. As primeiras, como as Vespula squamosa e Polistes dominula, vivem em grupos em um grande ninho. As segundas, como as Sceliphron caementarium e as Pompilidae, viajam por conta própria, vivendo em ninhos individuais. Ao picar, elas injetam melitina, uma substância química que provoca uma dor aguda e depois muda para uma sensação de dor fraca. Pessoas com alergias podem ter urticária, inchaço, ou até mesmo choque anafilático com risco de vida. Ao contrário das abelhas, as vespas podem picar várias vezes, porque os seus ferrões são lisos, tornando-as ainda mais perigosas. A fim de exterminar esses insetos, é importante tomar precauções e lidar diretamente com o ninho.

Instruções

As vespas são muito perigosas se localizadas sobre ou perto da casa (wasp image by Marian Maier from Fotolia.com)
  1. Observe o local do ninho. Esses estão muitas vezes localizados em árvores ou em fendas no revestimento da casa ou em telhados abobadados. Considere contatar um exterminador profissional, se o ninho estiver em um lugar alto de difícil acesso. Se estiver em uma árvore e não estiver afetando os seres humanos ao redor, não mexa nele. As vespas são benéficas para o meio ambiente, alimentando-se de aranhas e outras possíveis pragas.

    Loading...
    Os ninhos localizados em árvores distantes da atividade humana devem ser deixados em paz (wasp image by Mirek Hejnicki from Fotolia.com)
  2. Use uma roupa de proteção, como mangas longas, calças compridas e luvas, quando for exterminar vespas. Vestir um véu de apicultor é recomendado pelo New York City Environmental Health Services. Adquira um aerosol de vespa e vespão em uma loja de conveniência ou de produtos para a casa.

    A máscara de apicultor é recomendada para proteção contra picadas de vespa (hiver apiaristk beekeeper beeyard image by Pali A from Fotolia.com)
  3. Aproxime-se do ninho no final da noite, quando as vespas são mais inativas. À noite, elas se reúnem no ninho para se manterem aquecidas. Em temperaturas abaixo de 10 ºC, as vespas têm dificuldade para voar, reduzindo a possibilidade de potenciais picadas.

  4. Pulverize todo o ninho, com foco no buraco de entrada, com o aerosol contra vespa e vespão. Certifique-se de seguir as recomendações da lata.

    Concentre o pulverizador no buraco de entrada do ninho (wasps nest 13 image by mdb from Fotolia.com)
  5. Observe o ninho na manhã ou na tarde seguinte. As vespas estarão exterminadas se nenhuma atividade for visível. Se ainda houver atividade, repita o processo de extermínio a cada três dias até que estejam mortas.

    Se ainda houver atividade, aplique o inseticida em intervalos de três dias (Wasp Nest image by 76media from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Para ninhos de vespas no chão, misture uma solução de água e sabão, e derrame-a no buraco. Faça isso durante o fim da tarde, quando as vespas estão no ninho. Um insecticida em pó, como carbaril ou clorpirifós, também pode ser usados. Assim que as vespas forem exterminadas, cubra a entrada do ninho com terra.

Aviso

  • Vespas são muito perigosas. No caso de choque anafilático causado por uma picada, disque imediatamente para a emergência.

O que você precisa

  • Roupa de proteção
  • Inseticida de vespa e vespão

Referências

Loading ...
Loading ...