Mais
×

Como acalmar uma gata no cio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma gata entrará no cio pelo menos três vezes por ano durante aproximadamente duas semanas. Durante cada ciclo, ela exibirá um comportamento agitado e inquieto. Lidar com uma gata no cio pode ser um desafio. Esse artigo irá ajudá-lo a identificar se sua gata está no cio e oferecerá sugestões para suavizar os sintomas.

Instruções

Uma gata no cio provavelmente ficará inquieta e agitada (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Identifique se sua gata está no cio. É fácil perceber isso. Embora gatas não experienciem secreção ou inchaço vaginal, elas mantém o rabo de lado e levantam sua extremidade traseira. Gatas também demonstram comportamento agitado, incluindo movimentos excessivos das patas traseiras, debater-se no chão, miar de maneira aguda e se comportar de maneira mais afetuosas

  2. Acalme sua gata. A maneira mais simples de acalmar uma gata no cio é dedicar mais atenção física a ela. Acariciar, escovar e abraçar sua gata irá ajudar a satisfazer o desejo dela por estímulo sensorial.

  3. Ajude a manter a gata ocupada. Gatas no cio parecem ter energia extra que pode ser amenizadas com distrações divertidas. Dê novos brinquedos à sua gata, de preferência os que irão estimulá-la a pular em sua direção ou correr atrás deles.

  4. Procure ajuda de um veterinário. O veterinário da sua gata pode injetar alguns hormônios ou outras medicações que irão evitar que ela tenha um ciclo. Essa escolha pode ser melhor para donos de pedigrees ou aqueles que querem parar os ciclos temporariamente.

  5. Para diminuir o ciclo do cio, considere acasalar a gata. Um cruzamento sem sucesso irá resultar em um ciclo de sete a dez dias com outro ciclo recorrente a cada duas ou três semanas. Um acasalamento com sucesso diminuirá o ciclo para quatro dias e irá prevenir os futuros ciclos durante a gestação. Depois que o filhote nascer, outro ciclo pode ocorrer dentro de uma a seis semanas.

  6. Para interromper permanentemente o ciclo, castre sua gata. Além de prevenir o cio, castrá-la pode ajudar a protegê-la contra infecções e cânceres uterinos, além do câncer de mama.

Aviso

  • Não castre uma gata que tenha menos de seis meses de idade ou que esteja no cio.

O que você precisa

  • Brinquedos de gato
  • Tempo e atenção extras para dedicar à sua gata
  • Dinheiro para cobrir pagamentos ao veterinário (opcional)

Referências

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article