Mais
×

Como acalmar-se antes de um jogo

Atualizado em 18 março, 2017

Se você é um atleta, está ciente de que um jogo importante pode gerar ansiedade e de como pode ser estressante. No entanto, assim como é fácil você elevar seu estresse e ficar nervoso, essa tensão também pode ser um desperdício de tempo e pode roubar a energia que você precisa para jogar melhor. Relaxe e acalme seus nervos antes do jogo.

Instruções

Relaxe antes de entrar em campo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Medite por cerca de 20 minutos ou o tempo que puder. Concentre-se apenas na respiração, tranquilidade e relaxe sua mente. Você pode usar a meditação mantra, que é uma técnica que envolve simplesmente repetir uma frase ou uma palavra para eliminar pensamentos que estão lhe perturbando.

  2. Converse com você mesmo e seja positivo. Caso esteja muito nervoso, não fique repetindo que vai falhar durante o jogo, em vez disso diga: "Eu vou tentar o meu melhor durante o jogo, não importa o que aconteça". Concentre-se no que você pode controlar durante o jogo, em vez de especular e ficar antecipando o fracasso ou catástrofe.

  3. Passe algum tempo fora. Você pode simplesmente caminhar ao redor de um parque, nadar, andar de bicicleta ou fazer uma corrida leve. Evite gastar muita energia física, porque vai precisar para o jogo. Envolva-se apenas em uma atividade física suficiente para acalmar a mente e que sirva como um pequeno aquecimento.

  4. Visualize coisas boas que façam você se sentir relaxado e feliz. Imagine um pôr do sol sobre uma praia, ou alguém que você goste rindo e feliz; e se você quiser realmente ver uma imagem boa antes do jogo, procure uma que transmita coisas boas.

  5. Tome nota dos seus sentimentos, talvez em um diário. Isso pode ajudá-lo a analisar o seu comportamento e seus sentimentos, bem como a obter uma perspectiva adequada. Você também pode conversar com um amigo para tentar aliviar sua tensão antes do jogo.

O que você precisa

  • Diário
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article