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Como usar o Access para gerenciar o estoque de sua empresa

Atualizado em 23 março, 2017

Ao administrar uma pequena empresa, uma pessoa precisa cuidar de diversas funções. As versões Small Business, Professional e Professional Plus do Microsoft Office 2010 incluem o Access, programa de gerenciamento de bancos de dados. Por ter um modelo pré-instalado de controle de estoque, o Access faz com que um empresário consiga facilmente fazer o inventário de estoque mesmo sem ter conhecimentos avançados no programa. A digitalização do controle de estoque permite que a aquisição e velocidade de venda dos produtos seja acompanhada, aumentando assim os lucros. O modelo disponível no programa possui recursos como custos, índice markup, anexação de notas fiscais e guias de remessa. Pode-se até mesmo colocar fotos dos produtos.

Instruções

  1. Abra o Access 2010 e selecione "Novo" na aba "Arquivo". Na janela "Modelos disponíveis", clique duas vezes sobre "Estoque" sob o banner "Modelos em Office.com".

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  2. Clique sobre o modelo de banco de dados "Estoque". Dê duplo clique no botão "Baixar" no painel "Visualizar" à direita.

  3. Digitalize as notas fiscais e guias de remessa, tire fotos dos produtos e salve todos os arquivos em uma pasta adequada no computador.

  4. Clique na seta voltada para a direita para abrir o painel "Navegação de estoque".

  5. No painel "Navegação", dê duplo clique sobre o formulário "Detalhes do estoque".

  6. Preencha os campos na janela "Detalhes do estoque" usando a aba "Informações de itens". Primeiramente, clique na imagem de um clipe de papel e, em seguida, no ícone "Anexos". Quando a janela correspondente aos anexos for aberta, clique no botão "Adicionar" e navegue até as imagens e documentos escaneados e salvos no computador. Na sequência, clique em "Abrir" para anexar esses arquivos ao formulário "Detalhes do estoque". Quando terminar, clique em "OK". Por fim, selecione as abas "Comentários para transações" e preencha os campos conforme necessário.

  7. Na barra de status "Registro", localizada no inferior da janela "Detalhes do estoque", clique no triângulo com um asterisco dourado voltado para a direita, que é o ícone "Novo registro". O Microsoft Access salvará automaticamente as entradas quando você passar para o próximo formulário.

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Dicas

  • O modelo "Estoque" pode ser renomeado, deixando seu banco de dados com um nome fácil de lembrar como "Estoque da minha loja".
  • O modelo pode ser modificado e personalizado para atender necessidades específicas de sua empresa.

O que você precisa

  • Câmera digital
  • Scanner

Referências

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