Mais
×

Como acelerar o processo de endurecimento do concreto

Atualizado em 23 março, 2017

Sob condições normais de um dia quente, o concreto endurece rapidamente sozinho. A velocidade com que cada concreto endurece depende da temperatura do ar e da umidade, mas, na maioria dos casos, esse material passa do ponto de poder ser remodelado dentro de 15 a 20 minutos. Se você quiser acelerar o processo e ao mesmo tempo aumentar a força do concreto, um aditivo que endurecerá o material quase instantaneamente pode ser adicionado. Esteja preparado, pois você terá pouco tempo (cinco a 15 minutos) para trabalhar com o concreto quando o aditivo for misturado.

Instruções

Aprenda a acelerar o processo de endurecimento do concreto (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

    Como fazer o concreto endurecer mais rápido

  1. Misture o concreto.

  2. Coloque as luvas, a proteção para os olhos e a máscara respiratória. Antes de derramar o cimento, adicione 2% de cloreto de cálcio com base no peso do material que está sendo usado. Por exemplo, se você misturar 22 kg de cimento, adicione 450 g de cloreto de cálcio. Misture bem.

  3. Derrame o concreto e trabalhe nele imediatamente. O cloreto de cálcio aprimorará o tempo de secagem em aproximadamente 50%, evitando que o concreto possa ser remodelado após cinco a 15 minutos, dependendo da temperatura e da umidade. Isso pode ser especialmente útil quando o concreto for usado sob condições extremamente frias.

Aviso

  • Não permita que o cloreto de cálcio entre em contato com sua pele, particularmente a boca ou os olhos, pois ele causa "queimaduras" ao remover a umidade da pele. O cloreto de cálcio é dessecante e remove a umidade de qualquer coisa que entrar em contato com ele.
  • Essa substância deve ser armazenada em recipientes herméticos.
  • Sempre use luvas, proteção para os olhos e máscara respiratória quando usar cloreto de cálcio.

O que você precisa

  • Cloreto de cálcio
  • Luvas
  • Proteção para os olhos
  • Máscara respiratória
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article