Tecnologia

Como acender lâmpada LED usando 110 volts ou 220 volts

Escrito por stephen benham | Traduzido por allan magalhães
Como acender lâmpada LED usando 110 volts ou 220 volts

Sempre utilize um resistor em um circuito de LEDs, para evitar que queimem

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

As voltagens do fornecimento de eletricidade doméstico são de 110 ou 220 volts, muito além da voltagem utilizada em um diodo emissor de luz, ou LED. Individualmente, operam com baixas voltagens; na faixa de 3 a 12 volts, dependendo do tipo de LED, e são fontes de luz muito eficientes, pois convertem praticamente toda a energia que consomem em luz, em vez de calor. Também possuem longa duração e, para acender uma lâmpada LED usando 110 ou 220 volts, é preciso usar um transformador e um resistor.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Transformador
  • Resistor de 1,000 ohm (1k)
  • Fio padrão AWG número 18 (1,024 mm de diâmetro)
  • Faca
  • Alicate cortador de fios
  • Fita isolante
  • Chave de fenda

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Encontre um transformador. Provavelmente há um ou dois na sua casa ou na garagem; um armário de brinquedos é um ótimo lugar para procurar, pois muitos trens de brinquedo e autoramas utilizam transformadores, que provavelmente são de voltagem variável, pois controlam a velocidade do trem ou do carro de brinquedo.

  2. 2

    Verifique a voltagem do LED; provavelmente é de 6 volts, mas pode variar. É possível encontrar a voltagem na lateral do LED. Verifique a voltagem de saída do transformador no rótulo. Um transformador variável produz entre 0 e 12 volts; não será mais do que isso, mas poderá ser inferior a 12 volts, sendo o suficiente.

  3. 3

    Corte dois segmentos de fio padrão número 18 usando uma faca. Corte-os para que fiquem com cerca de 30 cm. Corte um dos fios no meio, ficando com dois segmentos de 6 cm. Desencape cerca de 5 mm das pontas dos fios usando uma faca ou alicate desencapador, caso tenha um.

  4. 4

    Corte duas tiras de fita isolante com cerca de 2,5 cm com uma faca. Corte uma das tiras no meio longitudinalmente, ficando com duas tiras finas de 2,5 cm. Não corte a outra tira.

  5. 5

    Coloque a ponta de um dos fios de 15 cm no terminal do LED indicado por "a", esse é o terminal positivo. Existem dois terminais que se estendem da parte inferior do LED. Com cuidado, enrole uma das tiras finas de fita isolante ao redor do terminal "a" junto com o fio que foi colocado, segurando-o no lugar.

  6. 6

    Conecte o outro terminal do LED a um dos terminais do resistor. Com a tira de 2,5 cm de fita isolante, enrole os dois terminais, unindo-os. Ligue o outro fio de 15 cm no terminal livre do resistor usando o mesmo método.

  7. 7

    Conecte a outra ponta do fio que foi ligado ao resistor no terminal "+" do transformador. Talvez seja preciso afrouxar um parafuso do terminal usando uma chave de fenda; ou pressionar um clipe plástico usando o dedo e inserir o fio no terminal.

  8. 8

    Conecte a ponta do fio de 30 cm no outro terminal do LED usando a segunda tira de fita isolante. O terminal é indicado por "k". Ligue a outra ponta do fio no terminal do transformador indicado por "-" pelo mesmo método usado para conectar o outro terminal do transformador.

  9. 9

    Selecione a menor voltagem possível no seletor variável de voltagem do transformador. Ligue o transformador no fornecimento elétrico de 110 ou 220 volts.

  10. 10

    Vire o seletor de voltagem até que o LED comece a brilhar. Quanto mais alta a voltagem escolhida no seletor, mais brilhante ficará o LED. Contudo, se o transformador possuir uma saída máxima de 12 volts e o LED for feito para ser usado com 6 volts, não vire o seletor além da metade, pois poderá queimar o LED, tendo que recomeçar todo o processo.

Dicas & Advertências

  • É importante colocar um resistor em um circuito de LED e isso deve ser feito entre os terminais positivos do LED e transformador. Isso evita que correntes excessivas danifiquem o LED.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media