Acessórios para arco e flecha

Escrito por nacie carson | Traduzido por evelyn lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Acessórios para arco e flecha
Alguns acessórios podem melhorar o seu desempenho com o arco e flecha (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O arco e flecha é um esporte de precisão no qual competidores utilizam um arco para atirar flechas em um alvo ou animal de caça. Com origem no uso histórico do arco e flecha como armas de combate e ferramentas de caça, e atualmente, como esporte, conta com muitos entusiastas.

Outras pessoas estão lendo

Função

Um dos acessórios mais importantes no esporte é o arco. Enquanto arcos tradicionais eram entalhados em madeiras flexíveis, os mais modernos podem ser feitos de madeira, fibra de vidro ou compostos de metais leves. Os arcos diferenciam-se por seu formato e desenho. Dois exemplos de formatos tradicionais, o longo e o plano, têm por objetivo emular modelos medievais e são tipicamente confeccionados em freixo, olmo ou faia. Os arcos longos são mais fios e suavemente curvados, enquanto os planos são mais grossos e com uma curvatura mais acentuada. O arco composto, por sua vez, é um estilo moderno feito de alumínio ou magnésio equipado com roldanas nas duas extremidades, para um melhor ajuste e firmeza.

Atributos

As flechas também são acessórios imprescindíveis no arco e flecha, e podem variar em comprimento, material e desenho estético. Suas hastes podem ser feitas de madeira, alumínio leve, fibra de carbono ou de vidro, e a maioria vem acoplada à uma ponta na frente e a uma plumagem na base. As pontas são feitas de pedra ou metal e podem ser pontiagudas ou cegas, dependendo do seu propósito. As pontas afiadas são as mais comuns em competições, por otimizarem a aerodinâmica e a velocidade de deslocamento da flecha. As plumas são apêndices leves na base da flecha, que podem ser naturais ou sintéticas, e ajudam a estabilizar o projétil. Tradicionalmente, as flechas têm três plumas equidistantes em sua base, embora arranjos quádruplos também sejam usados. A colocação das plumas é essencial para a trajetória retilínea da flecha, e, quando fora do eixo, podem desviá-la perceptivelmente.

Prevenção/solução

Equipamentos de segurança são acessórios chave no arco e flecha, e são utilizados pelo arqueiro para minimizar o impacto físico do tiro. Uma braçadeira ou protetor de braço é geralmente usado no braço que segura o arco para impedir que a roupa interfira no lançamento e proteger a pele de irritações por fricção. Estas peças são geralmente feitas de couro ou um material sintético, e cobrem a parte interna do braço, do pulso ao cotovelo. As luvas de arco e flecha são feitas de couro, materiais sintéticos ou metal e servem a um propósito similar, protegendo os dedos.

Efeitos

Descansos de flecha são acessórios populares para caçadores esportivos, auxiliando a flecha a voar mais reta e rapidamente. Presos à corda do arco, os descansos de flecha são plataformas robustas onde se pode apoiar a flecha antes de atirar. Eles mantêm a flecha reta ao ser lançada e reduzem a fricção com a corda, permitindo uma conversão mais completa da energia potencial elástica da corda em energia cinética para o deslocamento da flecha.

Considerações

Os arqueiros que utilizam arcos compostos geralmente adicionam estabilizadores e silenciadores à corda do arco. Os estabilizadores são apêndices tubulares que envolvem a corda para reduzir seu atrito e vibração, mantendo-a mais firme e conferindo maior velocidade à flecha. Os silenciadores são normalmente combinados aos estabilizadores para reduzir o som da liberação da corda. Caçadores esportivos utilizam silenciadores porque este barulho pode ser suficiente para alertar suas presas de sua presença e permitir que elas fujam antes que a flecha os atinja.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível