Mais
×

Acessórios de banheiro para portadores de necessidades especiais

Há uma variedade de acessórios de banheiros para serem usados por pessoas com necessidades especiais. Esses produtos foram criados para acomodarem cadeiras de rodas, limitações físicas e outras necessidades especiais. Os itens estão disponíveis em lojas de produtos médicos e pela internet e seus custos podem variar de acordo com o fabricante e a qualidade. As empresas os fabricam visando maior facilidade de limpeza, uso e manutenção.

Há diversos produtos de banheiros para portadores de necessidades especiais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Chuveiros acessíveis para cadeiras de rodas

Esses chuveiros são criados para que uma pessoa em uma cadeira de rodas possa entrar e mudar para o assento acolchoado do chuveiro de maneira mais fácil. Um corrimão também é instalado para ajuda extra. O chuveiro é portátil e de fácil acesso para o consumidor.

Cadeira de elevação

Cadeiras de elevação ajudam as pessoas com necessidades especiais a tomarem um banho de banheira sem a dificuldade para entrar e sair dela. Um dos modelos é uma cadeira feita de plástico que levanta e abaixa a pessoa na banheira apertando um botão. O modelo completo pode levantar um peso de até 250 kg para dentro e para fora da banheira. Uma versão hidráulica ajuda a enfermeira ou cuidadora a transferir a pessoa da cadeira para a banheira usando uma armação ou um balanço.

Porta do chuveiro

Uma porta sem obstáculos que abre em estilo sanfona torna mais fácil a entrada da pessoa no chuveiro. Elas são aprovados pelos órgãos que regulamentam os produtos para os portadores de necessidades especiais e podem ser abertas para a esquerda e para a direita. Elas também são fáceis de limpar e manter. Os painéis são feitos de PVC semi-rígido e são bem resistentes.

Assentos

O banheiro pode se tornar mais acessível usando um assento elevado. A Medcenter possui diversos modelos que podem ser colocados diretamente no assento existente e que podem ficar soltos ou presos nos lados. Eles elevam o suficiente para ficar mais fácil de sentar e são feitos com uma superfície que resiste aos germes.

Agarrador

Um agarrador ajuda a pegar pequenos objetos fora de alcance. O braço é ativado por um gatilho no cabo, que faz com que as extremidades de borracha se fechem para segurar o objeto. Esses produtos não são particularmente caros e podem se encontrados na maioria das lojas especializadas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article