×
Loading ...

Como achar a constelação de Órion no céu noturno

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas pessoas passam horas observando estrelas à noite. A constelação de Órion é uma das mais facilmente reconhecíveis. Conhecida como "o grande caçador", pois sua forma lembra um homem, a constelação de Órion pode ser observada no céu durante o inverno e a primavera, tanto no hemisfério norte como sul. Depois de ter encontrado Órion pela primeira vez, você será capaz de encontrá-lo novamente com facilidade.

Instruções

As estrelas no céu noturno são facinantes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Vá para fora ao anoitecer. Olhe para o céu a sudoeste se você estiver no hemisfério norte, ou a noroeste se estiver no hemisfério sul. Se estiver próximo da linha do equador, olhe para o céu ocidental. Órion também é facilmente visível nas noites de verão do Brasil, se encontrando a leste do meridiano, atravessando o equador celeste. Use um telescópio para uma visão mais clara das estrelas.

    Loading...
  2. Procure três estrelas brilhantes juntas, formando uma linha quase reta. Este é o cinturão de Órion, mais conhecido no Brasil como "Três Marias". Procure por duas estrelas brilhantes ao norte das Três Marias (seus ombros) e duas ao sul (seus pés). As estrelas de ombro são Bellatrix e Betelgeuse; esta última tem uma cor avermelhada, que é visível sem um telescópio. Um de seus pés é a estrela Rigel, uma das mais brilhantes no céu.

  3. Visite o site "Globe at Night" e use a ferramenta interativa para encontrar Órion em sua localização específica. Clique em sua localização para ver o Gráfico do Localizador de Órion. Cada opção representa a porção do céu onde Órion se encontrava às 20 horas de Março de 2007.

Loading...

Dicas

  • Se estiver procurando por Orion a partir do hemisfério sul, tenha em mente que a constelação aparecerá de cabeça para baixo, como se Órion estivesse de ponta cabeça.

O que você precisa

  • Telescópio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...