Como achar o perímetro de uma figura de seis lados

Escrito por dan richter | Traduzido por lucas borges
Como achar o perímetro de uma figura de seis lados
A soma total dos ângulos interiores de um hexágono é 720 graus. (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Uma figura de seis lados, também conhecida como hexágono, é um polígono comumente encontrado na geometria. Hexágonos podem ser regulares ou irregulares dependendo do comprimento de cada lado. Achar o perímetro de um hexágono é relativamente fácil e requer apenas uma simples adição ou multiplicação.

Instruções

  1. 1

    Determine se o hexágono é equilátero. Um hexágono equilátero, também conhecido como hexágono regular, terá seis lados que possuem todos o mesmo comprimento. Um hexágono irregular, no entanto, terá seis lados de tamanhos variados, como 7,5 cm em um lado, 10 centímetros em outro, 17,5 em outro lado e 12,5 nos outros três lados.

  2. 2

    Multiplique um lado de um hexágono regular por seis, de modo a encontrar o perímetro. Use uma calculador para realizar a multiplicação caso necessário. Por exemplo, se você sabe que um lado de um hexágono equilateral tem 20 cm, os outros cinco lados também terão 20 cm. Multiplicando 20 por 6 irá lhe dar o perímetro do hexágono: 120 centímetros.

  3. 3

    Adicione o comprimento de cada lado de um hexágono irregular. Sendo que hexágonos irregulares possuem lados de tamanhos variados, você não pode utilizar o método de multiplicação sugerido na etapa dois. Ao invés disso, some o total de cada lado de modo a achar o perímetro. Por exemplo, se o hexágono irregular possui um lado que mede 7,5 cm, um lado de 10 cm, outro lado de 17,5 cm e os outros três lados possuem 12,5 cm, o perímetro do hexágono seria 72,5 cm. Use uma calculador para completar os cálculos caso necessário.

O que você precisa?

  • Lápis
  • Papel
  • Calculadora

Lista completaMinimizar