Lazer e cultura

Como achar o tom de uma música no piano

Escrito por kaitlin meilert | Traduzido por rafael zeringota
Como achar o tom de uma música no piano

A clave da partitura indicará em qual tom a música foi escrita

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Como todas as músicas, as canções no piano são escritas em tom maior ou menor ou na escala que foi usada na hora de sua escrita. Achar o tom de uma música no piano é importante antes de aprendê-la porque o tom dela determina o das notas usadas para a melodia e quais acordes harmonizam com a melodia. Embora seja possível achar o tom de ouvido, a maneira mais fácil é com a partitura da música.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Partitura para piano
  • Livro de escalas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1
    Piano

    Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

    Olhe para a clave na partitura. A indicação do tom estará logo depois da clave de sol ou fá na primeira linha de cada música e explica quantos sustenidos ou bemóis (se tiver algum) a música contém utilizando os símbolos "#" ou "b", respectivamente.

  2. 2
    Partitura

    Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

    Ache quais são os sustenidos ou bemóis. O símbolo irá aparecer na linha de cada nota a ser tocada durante a peça inteira. Por exemplo: se a nota B é para ser tocada de forma bemol, ou Bb, um "b" irá aparecer na linha do meio da clave de sol e na primeira linha partindo de baixo na clave de fá.

  3. 3
    Piano e partitura

    Jupiterimages/Creatas/Getty Images

    Ache o tom da música levando em conta quais são as notas sustenidas e bemóis. Por exemplo, uma música que tenha apenas um sustenido, supondo Bb, em seu tom, está em F maior ou seu tom relativo menor, D menor. Cada tom maior tem seu relativo menor, ambos contendo a mesma assinatura de tom, mas com acordes diferentes. A escala relativa menor começa na sexta nota da escala maior, então o tom relativo menor de F maior é D menor porque D é a sexta nota da escala de F maior.

  4. 4
    Tom maior ou menor?

    Jupiterimages/Pixland/Getty Images

    Determine se a música foi escrita em um tom maior ou seu relativo menor olhando o primeiro e último acordes dela, pois um deles é o acorde principal. Por exemplo, uma música que tenha apenas Bb está escrita em F maior se a tônica ou a posição da primeira nota for F. Mas, se a posição da tônica do acorde principal é D, então a música está no tom de D menor.

  5. 5
    Veja a assinatura no quadro

    Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

    Revise se a música foi escrita em um tom maior ou menor procurando as notas sustenidas, bemóis ou naturais na peça inteira que não correspondem ao tom da música. Na escala harmônica menor, a mais usada entre três tipos de escalas menores, a sétima nota, é aumentada um semitom. Quando aumentada, essa nota é tocada em um tom sustenido ou bemol ou em seu tom natural ou regular, dependendo do tom original da nota. Se a música possui nota sustenida, bemol ou natural que se encaixa no tom da música, então ela está em um tom maior. Mas se possui notas sustenidas, bemóis ou naturais que não se encaixam no tom da música, então o tom será menor.

Dicas & Advertências

  • A não ser que você memorize todos os tons maiores e seus relativos menores, achar o tom de uma música fica mais fácil com um livro de escalas (que pode ser encontrado em lojas de música), que lista todos os tons maiores e menores, suas escalas e assinaturas de tons para usar como referência.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media