Como o aciclovir é usado para o tratamento de herpes?

Escrito por jacqueline trovato | Traduzido por josciel sousa

O vírus do herpes pode causar feridas e bolhas dolorosas em volta da boca e da região genital. Ele pode causar também catapora e herpes zóster. O aciclovir (Zovirax) é um medicamento antiviral usado para tratar Herpes simplex 1 (herpes oral, como as aftas), Herpes simplex 2 (herpes genital) e Varicela Herpes Zóster (que causa catapora e herpes zóster). O aciclovir reduz o crescimento do vírus do herpes de forma que o seu corpo tem uma chance de combatê-lo. Ele não cura o herpes; uma vez que você adquire o vírus, ele fica no seu sistema para sempre. Porém, o aciclovir diminui os sintomas do herpes e reduz a chance de surtos futuros.

Outras pessoas estão lendo

Uso para Herpes simplex 1 (herpes oral)

O creme de Zovirax (aciclovir) está disponível para venda livre em farmácias e é aplicado topicamente em surtos. Ao usá-lo o mais cedo possível após você sentir qualquer irritação, terá um melhor efeito e um alívio mais rápido dos sintomas. Quando usar o creme de Zovirax, aplique-o com um cotonete, e não com seus dedos. Para evitar futuras contaminações, não mergulhe a cotonete no creme mais de uma vez. Aplique o creme duas a quatro vezes por dia até que seus sintomas desapareçam.

Uso para Herpes simplex 2 recorrente (herpes genital)

As pílulas de aciclovir são prescritas para o tratamento de herpes genital. O seu médico decidirá a dose que você precisa; porém é comumente recomendado que você tome três comprimidos cinco vezes por dia. Certifique-se de tomar todas as doses para manter o nível necessário do medicamento no seu corpo para combater o vírus e impedir que ele se espalhe.

Uso para o tratamento supressivo do Herpes simplex 2

O seu médico recomendará que você tome comprimidos de aciclovir todo dia como um tratamento supressivo, se tiver a tendência de sofrer graves surtos de herpes genital mais de seis vezes por ano. Algumas pessoas podem desenvolver uma resistência ao aciclovir, logo isso é feito apenas em casos graves. Você será orientado a tomar um comprimido por dia durante 6 a 12 meses. Certifique-se de visitar o seu médico após terminar o seu tratamento de 6 ou 12 meses, para que ele possa avaliar a efetividade.

Uso para o tratamento de herpes varicela (catapora)

O seu médico pode prescrever comprimidos de aciclovir para casos severos de catapora. O aciclovir irá acelerar a cura e reduzir a febre e a dor, se for tomado dentro de 24 horas após o aparecimento dos sintomas. Tome o medicamento como prescrito.

Uso para o tratamento de herpes zóster

Herpes zóster é uma erupção de pele causada pelo vírus da varicela zóster. Ela ocorre após uma pessoa contrair esse vírus; ele permanece no sistema nervoso e pode se reativar mais tarde e causar o herpes zóster. Isso ocorre principalmente em pessoas acima de 60 anos de idade. Na maioria dos casos, o médico aconselhará a tomar comprimidos de aciclovir para ajudar a acelerar a cura e limitar o número de lesões que vão aparecer. Ele pode ajudar também a reduzir a febre e a dor, se for iniciado dentro de 24 horas após o aparecimento dos sintomas.

Dicas sobre o uso do aciclovir

Você deve tomar o regime completo de aciclovir prescrito pelo seu médico, mesmo se os seus sintomas melhorarem antes de terminar a prescrição. Você deve tomar aciclovir no primeiro sinal de sintomas (como queimação, formigamento ou bolhas). Tome cada dose de comprimidos de aciclovir com um copo cheio de água e permaneça hidratado enquanto estiver tomando o medicamento para manter os seus rins saudáveis. Você pode tomar aciclovir com ou sem comida, porém um pouco de comida diminuirá a chance de pertubações gástricas.

Efeitos colaterais e advertências sobre o uso de aciclovir

Existem poucos efeitos colaterais do aciclovir; no entanto, ele pode causar uma erupção cutânea, cefaleia, náusea e vômitos. Qualquer pessoa que estiver gestante ou amamentando e que tenha alergia a medicamentos ou função renal (urinária) debilitada deve informar ao médico antes de tomar o aciclovir. Herpes é contagioso e você pode infectar outras pessoas mesmo enquanto estiver sendo medicado, se o vírus estiver sendo propagado (e não existe nenhuma forma de saber isso). Evite relações sexuais com seu parceiro enquanto tiver uma infecção ou use um preservativo de látex para prevenir a transmissão do vírus. Além disso, lave as mãos frequentemente, para prevenir a transmissão da infecção. Não toque nos olhos após entrar em contato com uma área infectada e evite contato de outras pessoas com as áreas contaminadas do seu corpo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media