Acidentes causados pelo uso de celular

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Acidentes causados pelo uso de celular
O uso exagerado do telefone pode causar acidentes fatais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O celular, mesmo com seus poucos anos de existência, já se tornou um aparelho presente em todas as famílias brasileiras. Atualmente quase todos possuem um telefone portátil, desde pré-adolescentes, donas de casa e até mesmo idosos. As facilidades que eles trazem são tantas que acabamos usando o celular em inúmeros momentos do nosso dia a dia. Porém esse exagero do uso tem seus pontos negativos. Muitos acidentes, algumas vezes fatais, são causados pelo uso indevido do celular. Aprenda aqui os casos mais comuns e evite maiores problemas.

Outras pessoas estão lendo

Acidentes no trânsito causado por motoristas

Um dos tipos de acidentes mais comuns e mais graves por culpa do uso de celular acontece no trânsito. O problema é tão sério que a justiça considera como um criminoso doloso o motorista que atropela e mata alguém enquanto dirige falando ao celular. Quando usamos o telefone ao dirigir colocamos em perigo não só a nossa vida mas como a de todas as pessoas ao redor. O celular tira nossa atenção, o que resulta em reflexos mais lentos ao volante. Uma freada do carro da frente ou uma criança correndo na nossa frente são facilmente percebidos quando estamos atentos, mas quando estamos no celular isso pode se transformar numa tragédia.

Acidentes causados pelo uso de celular
Celular e volante, uma mistura perigosa (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Acidentes causados pelos pedestres

O uso do aparelho celular é um perigo também para os pedestres. O principal problema está no fato da desatenção causada pelo telefone. As pessoas parecem esquecer do resto do mundo quando estão conversando ao celular. Principalmente nas regiões centrais das capitais e cidades grandes, a quantidade de pessoas atropeladas por falta de atenção devido ao uso do telefone ao cruzar as ruas está aumentando cada vez mais. Ao contrário dos motoristas, que são proibidos e multados quando vistos por um guarda de trânsito, não existe uma legislação que proíba o uso de celular ao atravessarmos a rua. Porém, é preciso usar o bom senso. Sua vida pode estar em jogo.

Acidentes causados pelo uso de celular
Atravessar a rua falando ao celular é um perigo (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Desatenção de funcionários

Os acidentes com celular não acontecem somente no trânsito. Um dos outros lugares mais comuns onde eles causam tragédias são as linhas de produção de fábricas. Operários que fazem trabalhos repetitivos e mexem com máquinas perigosas precisam estar sempre muito atentos a todos os movimentos que fazem. Qualquer tipo de descuido pode resultar em ferimentos sérios, cortes na mão ou braços e até mesmo a morte. O problema é que mesmo sabendo disso, alguns operários insistem em arriscar sua vida falando no celular ao mesmo tempo que operam máquinas perigosas. Não é à toa que a maioria das grandes fábricas proíbe o uso de celular entre os funcionários.

Acidentes causados pelo uso de celular
Trabalhadores desatentos ao celular, uma causa cada vez mais comum de acidentes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Acidentes em postos de combustível

Uma proibição diariamente desobedecida pelas pessoas é o uso do telefone celular em postos de combustível. Pode parecer bobagem, mas está provado cientificamente que existe uma possibilidade pequena do celular causar um acidente. O perigo é que o aparelho de telefone pode atuar como uma fonte de ignição, ou seja, é possível que ele seja o responsável por começar um grande incêndio ou explosão. Para que isso aconteça, a mistura de vapor de gasolina e ar no interior do aparelho deve estar em uma proporção entre 1,3% e 6%. Caso ocorra esse preenchimento, o toque do telefone, o alarme ou uma bateria mal colocada pode gerar uma centelha elétrica, provocando assim uma enorme explosão.

Acidentes causados pelo uso de celular
Falar ao telefone no posto de gasolina é proibido (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível