Ácido ascórbico e bicarbonato de sódio

Escrito por alexander kennard | Traduzido por luiz henrique amaral alves
Ácido ascórbico e bicarbonato de sódio
Ácido ascórbico e bicarbonato de sódio podem ter efeitos benéficos para a saúde. (healthy diet image by anna karwowska from Fotolia.com)

O ácido ascórbico é uma forma de vitamina C que contém muitos benefícios para a saúde. Já o bicarbonato de sódio é comumente utilizado como antiácido estomacal e em receitas de alimentos. Os dois podem ser combinados para se criar um tratamento alternativo contra cânceres do trato digestivo. Contudo, é importante não abusar do bicarbonato de sódio.

Ácido áscorbico

O ácido áscórbico ou vitamina C é solúvel em água. Isso significa que o corpo não o armazena naturalmente. Ela pode ajudar a reduzir os danos que ocorrem quando o organismo transforma a gordura em energia e é considerada por alguns como auxiliar na prevenção do câncer. Contudo, ainda não há evidências que comprovem isso.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é comumente utilizado na cozinha. Ele reage com ácidos para liberar dióxido de carbono. O bicarbonato de sódio é considerado por alguns como um tratamento efetivo para o câncer do trato digestivo. Contudo, como ele é praticamente todo neutralizado no trato digestivo, não sobra muito para fazer efeito.

Preparação

A vitamina C, quando misturada ao bicarbonato de sódio, cria o ascorbato de sódio e o dióxido de carbono. Para misturar adequadamente os dois, comece com um grama de vitamina C (aumentando lentamente até cinco gramas) e dissolva-a em um copo de água. Adicione uma colher de chá de bicarbonato à mistura. Ele deve ser isento de alumínio. A mistura poderá ser tomada oralmente.

Tratamento

Quando ingerida, a mistura de vitamina C e bicarbonato é atrativa para as células cancerosas. Isso ocorre porque a Vitamina C é quase indistinguível da glicose, a qual serve de alimento para elas. As células cancerosas absorvem o ascorbato de sódio, que pode ser danoso nelas. Esse método de tratamento não foi cientificamente testado e não apresenta resultados garantidos.

Considerações

Como todas as condições médicas, é muito importante que se discuta qualquer forma de tratamento alternativo com seu médico. Como a vitamina C misturada com bicarbonato não é um tratamento cientificamente comprovado contra o câncer, ela pode ser utilizada como ajuda complementar a um tratamento comprovadamente funcional. O bicarbonato de sódio não deve ser ingerido por mais de três semanas seguidas e, após esse tempo, você não deve ingerir nenhuma quantidade dele novamente pelas próximas três semanas.