×
Loading ...

Ácido bórico para o controle de pulgas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pulgas são uma praga persistente que se alimenta do sangue de mamíferos, e mutas vezes infestando animais domésticos como cães e gatos. Apesar dos seres humanos não serem a sua fonte de alimento preferido, elas os mordem, deixando urticárias que coçam. Elas também podem transmitir doenças perigosas, como o parasita Toxoplasma gondii, além de poder causar uma dermatite alérgica extrema e até uma anemia fatal aos animais. Use o ácido bórico para se livrar das pulgas de seu quintal, protegendo seus animais de estimação e sua casa.

Deixe a grama baixa para que o ácido bórico possa atingir o solo (lawn maintenance image by Horticulture from Fotolia.com)

Mecanismo

O ácido bórico desidrata as pulgas, sejam elas adultas, larvas ou ainda ovos. Ele também atua irritando o exoesqueleto das pulgas, repelindo-as. Quando elas se movem pelo ácido, ele adere aos pequenos pelos em suas pernas, sendo ingerindo quando eles se limpam, fazendo com que o composto atue internamente e os envenenando. As pulgas adultas morrem normalmente três dias após a ingestão do ácido de fome ou de desidratação.

Loading...

Aplicação

A maneira mais fácil de aplicar o ácido em seu quintal é peneirar o pó sobre a grama. Grandes quantidades do ácido bórico pode matar suas plantas, então aplique apenas um pouco. Concentre-se especificamente em torno das áreas onde os animais passam mais tempo, como em suas casinhas ou ao onde costumam brincar. Tente aplicá-lo quando o tempo estiver seco por alguns dias.

Benefícios

O ácido bórico é uma alternativa não-tóxica a pesticidas e outros tratamentos químicos para gramados que podem representar um risco para a sua saúde e a de sua família. De acordo com a Anvisa, ele é mais barato e eficaz do que os tratamentos mensais de pesticidas, além de não ser tóxico para as aves, seres invertebrados aquáticos e peixes.

Avisos

O ácido bórico pode causar irritação cutânea e respiratória se usado em grande concentração, podendo danificar algumas plantas. Use uma máscara para proteger o nariz e a boca durante seu uso. Mantenha os animais de estimação e as crianças longe da área tratada por três dias, permitindo assim que ele trate o quintal sem interversões e para minimizar a exposição dele a sua família. Regue o gramado muito bem depois dos três dias para retirar o restante do produto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...