O que é o ácido etilenodiaminotetracético tetrassódico presente nos limpadores de carpete?

Escrito por natasha gilani | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o ácido etilenodiaminotetracético tetrassódico presente nos limpadores de carpete?
O ácido etilenodiaminotetracético tetrassódico é um limpador de carpete eficaz (Carpet image by big from Fotolia.com)

O ácido etilenodiaminotetracético tetrassódico, ou EDTA tetrassódico, é uma substância química comum em produtos de limpeza de banheiro, removedores de manchas, produtos de limpeza de rodas, sabões de lavagem de carros, desinfetantes e produtos de limpeza de couro. É o ingrediente principal de limpeza nos produtos acima mencionados e liga-se a partículas de sujeira para removê-las efetivamente. O EDTA tetrassódico é também um anticoagulante útil e um antídoto para o envenenamento por metais.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

O EDTA tetrassódico é um agente quelante, uma substância que amolece a água dura pela remoção de íons metálicos (ferro e cálcio). Ele funciona ligando-se a íons da mancha, afrouxando a sua estrutura molecular e permitindo, assim, uma fácil remoção.

O EDTA tetrassódico, registrado no American Chemical Society (número de registro: 64-02-8), é considerado um dos quelantes mais versáteis e eficazes por controlar uma grande variedade de íons metálicos em soluções aquosas. Ele trabalha em uma larga gama de temperaturas e pH e remove as manchas e a poeira de forma eficaz, mesmo na presença ou misturado a outros produtos químicos.

Informações químicas

A fórmula química do EDTA tetrassódico é CH4N2(CH2COONa)4 ou C10H12N2O8Na4.xH2O. O seu peso molecular, com base nos pesos individuais dos seus átomos, é 380,17.

Propriedades físicas

O ácido etilenodiaminotetracético tetrassódico é estável à temperatura ambiente e aparece como um pó branco solúvel em água. Seu ponto de fusão é superior a 300º C, decompondo-se a temperaturas superiores a 400º C.

O EDTA tetrassódico tem um pH que varia de 0,5 a 12,5, tornando-se altamente alcalino na natureza. A sua gravidade específica é de 1,04 (a gravidade específica de uma substância é a sua densidade em comparação à densidade da água. De acordo com essa definição, o EDTA tetrassódico é apenas ligeiramente mais denso do que a água.)

Toxicidade

De acordo com a ficha informativa de dados de segurança do EDTA tetrassódico, o produto causa irritação na pele, olhos e sistema respiratório. A ficha de dados de uma substância apresenta suas propriedades, toxicidade, potencial de risco e outras informações.

Tome medidas de primeiros socorros, incluindo a lavagem da parte afetada por pelo menos 15 minutos com água. Um médico deve ser consultado se a irritação persistir.

Informações sobre os perigos

O EDTA tetrassódico não é inflamável, mas um incêndio que envolva o agente deve ser extinto com uma espuma, spray de água, dióxido de carbono ou extintor de incêndio químico seco.

Ele é incompatível com ácidos fortes e agentes oxidantes fortes. O contato com certos metais produz gás hidrogênio. O EDTA tetrassódico decompõe-se em dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, vapores irritantes e hidrocarbonetos reativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível